O Nome do Senhor Jesus

O Nome do Senhor Jesus... Isaías 9:6

Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu e o governo estará sobre os seus ombros e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai Eterno, Príncipe da Paz.

.

CONSIDERAÇÕES SOBRE O TEMA

(1) (Livro de Cultos...) Deus-Filho, no mundo chamado de Jesus, nome grego para “yehôshua”, Josué, Oséias, em hebraico, que quer dizer “o que salva o povo dos pecados”. O anjo o chamou também de Emanuel que em hebraico quer dizer “Deus veio estar conosco”. O nome de Jesus deve ser reverenciado, não como amuleto, que dá sortes ou proteção ou outros benefícios a quem usa ou menciona. O nome de Jesus, na concepção bíblica, hebraica, refere-se a ele próprio, a pessoa dele, o que foi, o que tem sido, o que fez e as conseqüências do fez. Não é uma superstição com o nome, mas a confiança que tudo que ele foi e fez foi suficiente para nossa salvação, proteção, direção e os benefícios que tudo isto promove na vida dos salvos, e indiretamente na vida dos não salvos. Reconhecer tudo isto é uma forma de adoração ao Deus-Trino manifestado no Deus-Filho e ao mesmo tempo, sentir e desfrutar, a todo instante, de tudo isto que este nome nos garante.

.

(2) (Dicionário Oficial do curso de Teologia IBC...) Na concepção antiga o nome não apenas distingue uma pessoa da outra, mas exprime seu caráter fundamental, sua personalidade, sua missão neste mundo (Gn 3,20; Mt 1,21.23). O nome vale pela pessoa; onde está o nome, está a pessoa (Jr 14,9). Mudar o nome de alguém é mudar a sua vocação (Mt 16,16-18). Dar nome a alguém é exercer certo poder sobre ele (Gn 2,19-21). Pronunciar o nome de Deus sobre alguém é garantir-lhe a proteção divina (Nm 6,27). Invocar o nome de Deus é prestar-lhe culto (Gn 4,26; 12,8), pois o nome de Deus significa o próprio Deus. Por isso Deus "age por causa de seu nome" (Ez 20,14) e o pecado profana o seu nome (Lv 18,21). Por respeito ao nome de Deus Javé (= Senhor em nossa Bíblia), os israelitas não o pronunciavam e liam Senhor (escrito Adonai em hebraico) em vez de Javé . O nome de Jesus é usado e pronunciado com respeito pelos cristãos (At 3,6; Cl 3,17; Fl 2,10). O cristão se resigna "em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo"e ora no Pai-Nosso: "Santificado seja o vosso nome".

.

.

CONSIDERAÇÕES SOBRE O CONTEXTO

(1)Isaías é o livro mais evangélico do Velho Testamento, o mais próximo das mensagens dos Evangelhos, o que melhor expressa a vida e os ensinos de Jesus antes da vinda de Jesus.

.

(2)Como todos os Profetas, o recado básico, primordial de Isaías, é o arrependimento do povo, como nação e individualmente; reconhecerem a desobediência, o lamento interior, o pedido de perdão e fazer um pacto de obediência com Deus; o segundo objetivo era o de apontar Jesus como o enviado Salvador de Deus.

.

(3)O contexto deste texto tem por título: “O Sinal do Messias, o Enviado”, outro titulo: “O advento e o poder do Messias”, ele é o capítulo 9:1-7.

Nos versos 1a5, O Messias seria a intervenção de Deus trazendo luz ao mundo

No verso 6, O Messias seria o próprio Deus conosco.

No verso 7, O Messias seria o cumprimento de todas as promessas de Deus em todos os tempos.

.

CONSIDERAÇÕES SOBRE O TEXTO... o verso 6

Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu e o governo estará sobre os seus ombros e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai Eterno, Príncipe da Paz.

.

(1)O Enviado de Deus virá com todo o poder para governar o mundo

.

.

.

.

.

.

.

(2)Ele terá 5 títulos demonstrando a nobreza do seu eterno poder

MARAVILHOSO

CONSELHEIRO

DEUS FORTE

PAI ETERNO

PRÍNCIPE DA PAZ