Raabe Confia em Deus

DA RUA DA AMARGURA PARA A GALERIA DA FÉ
Eder Lourenço Gonçalves

Josúe 2:8-13

- de prostituta para tataravó do maior rei de Israel

A transformação radical é conseguida através da plena confiança em Deus

Raabe ao aceitar e esconder os espias abriu espaço para Deus promover a maior transformação que um ser humano pode receber.
Raabe aceitou...

I. V.8-9 O PLANO DE DEUS
O Retorno ao passado é impossível

8 Antes que os espias se deitassem, foi ela ter com eles ao eirado
9 e lhes disse: Bem sei que o SENHOR vos deu esta terra, e que o pavor que infundis caiu sobre nós, e que todos os moradores da terra estão desmaiados.
– ouviu e creu (o passado contribuiu com o presente)
– Mar Vermelho = 40 anos antes

II. V.10 O PODER DE DEUS
As Obras provam a nossa convicção
a respeito de Deus.

10 Porque temos ouvido que o SENHOR secou as águas do mar Vermelho diante de vós, quando saíeis do Egito; e também o que fizestes aos dois reis dos amorreus, Seom e Ogue, que estavam além do Jordão, os quais destruístes.
– escondeu porque era a melhor coisa a fazer por causa do temor

III. V. 11 A PESSOA DE DEUS
Nossa vida tem influência sobre a vida
dos que nos cercam.

11 Ouvindo isto, desmaiou-nos o coração, e em ninguém mais há ânimo algum, por causa da vossa presença; porque o SENHOR, vosso Deus, é Deus em cima nos céus e embaixo na terra.
– Deus é pessoal e se relaciona. Transcendente e Imanente

IV. V.12-13 A PROVIDÊNCIA DE DEUS
Deus concede privilégios espirituais

12 Agora, pois, jurai-me, vos peço, pelo SENHOR que, assim como usei de misericórdia para convosco, também dela usareis para com a asa de meu pai; e que me dareis um sinal certo
13 de que conservareis a vida a meu pai e a minha mãe, como também a meus irmãos e a minhas irmãs, com tudo o que têm, e de que livrareis a nossa vida da morte.
– fio de escarlate = providência de Deus.
– Mt 1:5 - tataravó de Davi Hb 11:31 - Galeria da fé
– Arrebatamento = Livra da ira vindoura.

Eder Lourenço Gonçalves - 39 anos, Bacharel em Teologia pelo SBPV, Coordenador do Curso Básico - Projeto Marcos, Orientador e Professor de Síntese Bíblica. Casado a 20 anos com Rosana, pai de Jessica (8a), Lucas (7a) e Samuel (5a). Auxilia no ministério da Igreja Batista de Bragança Paulista.

http://www2.uol.com.br/bibliaworld/igreja/estudos/at016.htm