A Adoração exclusiva e a Presença de Deus - Pr. Jadai Silva de Souza

Introdução: Culto é aquela oportunidade singular onde celebramos a presença de Deus em nosso meio. Por outro lado não podemos nos esquecer de que estar na presença de Deus é algo que exige do adorador procedimento e postura compatível com a santidade do Senhor. Através da visão da sarça ardente Moisés aprendeu alguns princípios importantes a respeito da manifestação de Deus. A presença de Deus nesse mundo pecador ainda é possível?

I - O nosso Deus escolhe descer do seu trono de glória e vem ao encontro dos seres humanos.

“Moisés pastoreava o rebanho de seu sogro Jetro, que era sacerdote de Midiã. Um dia levou o rebanho para o outro lado do deserto e chegou a Horebe, o monte de Deus”(Êxodo 3.1 NVI).

Hoje nós podemos, com ajuda dos mapas, localizar geograficamente o Horebe ou a região em que ele está situado mas isto não significa que Deus esteja limitado a este lugar o que se revele somente ali. O monte Horebe é um nome alternativo para o monte Sinai e tem como significado “região desolada”. As principais teorias de localização incluem: a) a montanha vulcânica al-Hrob, em Mídia, no sudeste de Aqaba; b) Jebel al-Halal, 50 km a oeste de Cades-Barnéia; c) Sinn Bishr , 50 km a sudeste de Suez; e d) um dentre os três picos do Sinai.

Mais importante do que sua localização geográfica e a sua posição dentro da história da revelação de Deus aos seres humanos. O Horebe recebe o título de “monte de Deus” e a partir desta definição podemos compreender sua importância na vida e chamado de Moisés enquanto adorador. Ali num momento particular e singular Deus foi adorado.

1) Monte de Deus indica um lugar onde o Senhor escolheu se manifestar. Todo e qualquer lugar onde estejamos reunidos em nome do Senhor tem o privilégio de recebe a manifestação de Deus. Seja no deserto, numa casa, num salão o ambiente de culto se torna especial porque Deus se manifesta.

2) Monte de Deus indica um lugar onde pessoas pudessem freqüentar. Todo e qualquer lugar onde nos reunimos para adorar e recebemos a visitação de Deus deve ser acessível à freqüência das pessoas. A idéia de que outros devem ter acesso à presença de Deus deve permear o nosso coração para que não construamos barreiras e obstáculos.

3) Monte de Deus indica um lugar onde o encontro especial e metafísico se realiza. Explicar este encontro com os recursos que dispomos não é muito fácil por causa de sua natureza sobrenatural. Com certeza caminhamos num terreno complexo mas extremamente recompensador. Deus está aqui neste lugar e cada pessoa pode desfrutar deste encontro com o Senhor. Aleluia!

II - A presença do nosso Deus é um fogo consumidor.

“Ali o Anjo do SENHOR lhe apareceu numa chama de fogo que saía do meio de uma sarça. Moisés viu que, embora a sarça estivesse em chamas, não era consumida pelo fogo”(Êxodo 3.2 NVI).

Desfrutar e celebrar a presença de Deus em nosso meio é um grande momento no culto e na nossa condição de adoradores. Nem sempre estamos atentos ao que ela representa e muitos não sentem nada quando estão diante do Senhor. Esta falta de conexão é visível na experiência dos discípulos em Emaús: “Perguntaram-se um ao outro: “Não estava queimando o nosso coração, enquanto ele nos falava no caminho e nos expunha as Escrituras?”(Lucas 24.32 NVI).

Como me relaciono então com este fogo consumidor da presença de Deus em minha vida e nas nossas celebrações?

1) Devemos permitir que o fogo da presença do Senhor ilumine o nosso caminho e aqueça às nossas vidas.

“Durante o dia o SENHOR ia adiante deles, numa coluna de nuvem, para guiá-los no caminho, e de noite, numa coluna de fogo, para iluminá-los, e assim podiam caminhar de dia e de noite. A coluna de nuvem não se afastava do povo de dia, nem a coluna de fogo, de noite”(Êxodo 13.21-22 NVI).

2) Devemos permitir que o fogo da presença do Senhor produza em nós temor e tremor por sua grandeza e santidade.

“O monte Sinai estava coberto de fumaça, pois o SENHOR tinha descido sobre ele em chamas de fogo. Dele subia fumaça como que de uma fornalha; todo o monte tremia violentamente”(Êxodo 19.18 NVI).

3) Devemos permitir que o fogo da presença do Senhor produza em nós uma adoração aceitável e agradável a Deus.

“Portanto, já que estamos recebendo um Reino inabalável, sejamos agradecidos e, assim, adoremos a Deus de modo aceitável, com reverência e temor, pois o nosso “Deus é fogo consumidor!”(Hebreus 12.28-29 NVI).

Que o fogo consumidor da presença de Deus nos conduza a um momento de adoração contrita e eficaz. Que o fogo consumidor da presença de Deus nos queime os nossos pecados e nos torne pessoas mais santas. Que o fogo consumidor da presença de Deus nos ajude a levar a sério a nossa vida de adorador!

III - A presença do nosso Deus é acompanhada por seus mensageiros.

“Ali o Anjo do SENHOR lhe apareceu numa chama de fogo que saía do meio de uma sarça. Moisés viu que, embora a sarça estivesse em chamas, não era consumida pelo fogo”(Êxodo 3.2 NVI).

No ambiente evangélico tem sido comum chamar os pastores das igrejas locais de “anjo do Senhor”. Pessoalmente não gosto desta nomenclatura e prefiro apenas ser chamado de pastor ou líder. Ocorre que a associação é natural porque os anjos cumpriram missões e tarefas de anunciar a vontade de Deus para as pessoas. Assim ocorre com os pastores que têm a incumbência de compartilhar a Palavra de Deus. Os cultos surgem então como uma boa oportunidade de ouvirmos à voz do Senhor através dos seus mensageiros.

1) O mensageiro do Senhor deve ter em mente que é apenas um servo. Ainda que alguns se julguem grandes ou importantes sabemos na realidade que aquele que compartilha a mensagem é servo. Como servo devemos obedecer a Deus e fazer somente aquilo que Ele ordena.

2) O mensageiro do Senhor deve ter em mente que é apenas um porta-voz. O porta-voz, profeta, pregador, mensageiro compartilha com fidelidade aquilo que Deus deseja que seu povo ouça. O porta-voz é alguém que tem autorização de Deus para representá-lo. A mensagem é de Deus. O mensageiro é de Deus. A igreja é de Deus.

3) O mensageiro do Senhor deve ter em mente que deve cuidar do povo. Tais cuidados envolvem exortação e orientação segura na Palavra de Deus. Isso exige dedicação, esforço, fidelidade e zelo com o que ensina as Escrituras Sagradas. Ore sempre pedindo que Deus use e abençoe os mensageiros dele aqui na IGREJA LOCAL.

Se você crê que Deus se faz presente em nossos cultos deve se lembrar que Ele sempre traz uma mensagem pessoal e intransferível para os seus. Ouça com atenção e disponha-se a obedecer ao Senhor!


IV - A presença do nosso Deus é a garantia da realização de maravilhas.

“Que impressionante!”, pensou. “Por que a sarça não se queima? Vou ver isso de perto”(Êxodo 3.3 NVI).

Todos nós somos facilmente atraídos por nossa curiosidade. Nas demais versões nós encontramos a palavra maravilha que aqui é traduzida por impressionante.

A presença de Deus nas celebrações e cultos de nossa igreja e a garantia da realização de maravilhas. Ocorre que nem todos aqueles que participam de nossos cultos, crêem e pedem a Deus que faça maravilhas. O que é uma maravilha?

a) Maravilhas são atos soberanos de Deus que decide quando e como. Isso significa dizer que se Deus não quiser fazer um milagre ou realizar uma maravilha em nosso meio nesta noite de nada adianta orarmos ou suplicarmos por eles. Ocorre também que dentro da visão da soberania e da fé devemos pedir sempre que ele aja em nosso meio.

b) Maravilhas são atos misericordiosos de Deus que não podem ser explicados. Isso significa dizer que se Deus agir e abençoar sobrenaturalmente curando, salvando, resolvendo questões insolúveis nós só poderemos chamar de milagre ou maravilha aquilo que não tiver explicação lógica ou científica. Somente Deus pode quebrar ou superar as leis da física e somente ele pode fazer maravilhas. Eu e você oramos e Ele é quem faz maravilhas!

c) Maravilhas são atos grandiosos de Deus que certificam a exposição da Bíblia. O objetivo principal de uma maravilha ou milagre é confirmar ou testemunhar a respeito do poder de Deus. Não podem ser maneiras de manipular ou atrair pessoas para nossa igreja. Louvado seja Deus porque é o mesmo de ontem, hoje e eternamente!


V - A presença do nosso Deus nos proporciona a possibilidade de ouvirmos à sua Palavra.

“O SENHOR viu que ele se aproximava para observar. E então do meio da sarça Deus o chamou: “Moisés, Moisés!” “Eis-me Aqui”, respondeu ele”(Êxodo 3.4 NVI).

É impressionante como a cada ano que passa temos sentido mais dificuldade em pregar e manter a atenção dos irmãos bem firmada na Palavra de Deus. Mesmo apesar de todo esforço e investimento, como multimídia, esboços, dinamismo e criatividade, observamos com tristeza pessoas desinteressadas.

Por que? Porque nem todos querem ouvir aquilo que Deus tem a dizer. Mas se você pensa diferente e desejar dar ouvidos ao Senhor quero dar-lhe algumas dicas sobre a voz do Senhor.

a) A voz do Senhor é segura e clara não causa confusão a quem ouve. Deus ao escolher falar aos seus servos o faz de modo claro e cristalino. Por isso deixou-nos a Bíblia e se atentarmos para aquilo que ela nos diz não corremos riscos de sermos enganados.

b) A voz do Senhor é direta e objetiva e tem endereço certo: nosso coração! Deus ao usar sua Palavra para nos falar usa também o Espírito Santo para atingir o nosso coração. Se permitirmos que a sua mensagem chegue ao coração com certeza pecaremos menos e seremos mais felizes.

c) A voz do Senhor é pessoal e exige uma resposta imediata. Deus fala de modo forte e seguro e a sua Palavra sempre provoca resposta em quem ouve. Sim ou não! São as únicas respostas possíveis à voz de Deus. O que Deus tem te falado hoje ao coração?
.
.
http://www.jadai.net/news.php?readmore=7