O Senhor é o meu Pastor... - Pr. Clodoaldo Machado


O salmo 23 é um dos mais conhecidos textos da Bíblia. Por suas palavras confortantes que falam sobre o cuidado de Deus, é um salmo muito querido. Muitos trazem o salmo em suas memórias podendo recitá-lo a qualquer tempo. É realmente um belo texto da Palavra de Deus.
O salmo 23, no entanto faz afirmações interessantes sobre o relacionamento de Deus com seus servos. É um salmo onde Davi expressou toda a confiança no cuidado de Deus por sua vida. Ele sabia que estando sob o pastoreio do Senhor nada poderia lhe faltar. Esta é uma afirmação que traz grande responsabilidade sobre o servo de Deus. Quando afirmamos que o Senhor é o nosso pastor, estamos afirmando também que nada está nos faltando. Afirmar que o Senhor é nosso pastor e ao mesmo tempo entender que temos falta de algo faz com que somente uma de duas possibilidades seja verdadeira: O Senhor não é um bom pastor e não sabe cuidar de seus servos; ou Ele não é de fato o nosso pastor. Em outras palavras, se o Senhor é o pastor nada pode estar faltando.
Este salmo responsabiliza o servo de Deus, pois não permite que ele murmure por qualquer que seja a sua situação. É uma verdade absoluta o fato do Senhor não deixar faltar nada àqueles que estão sob o seu pastoreio. Quando algo não está confortável para nós é necessário compreender que faz parte do pastoreio do Senhor em nossas vidas. Assim, o que para qualquer pessoa poderia ser falta de algo, para o servo de Deus é suprimento. Deus em seu pastoreio faz com que experimentemos situações que nos fazem depender dEle. As situações difíceis nos aproximam do nosso Grande Pastor para que percebamos como Ele está suprindo todas as nossas necessidades. O apóstolo Paulo conheceu muito bem o pastoreio do Senhor em sua vida. Aos filipenses ele escreveu: “...porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação. Tanto sei estar humilhado como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundância como de escassez; tudo posso naquele que me fortalece” (Fl.4.11-13). Paulo sabia que nada havia faltado em sua vida desde que havia se colocado sob o pastoreio de Deus. Mesmo quando enfrentou difíceis situações ele não as viu como falta mas sim como suprimento, um suprimento tão poderoso que o fortalecia em sua vida espiritual. Ter o Senhor como Pastor tira do servo de Deus qualquer possibilidade de murmuração.
Outra responsabilidade que o salmo 23 traz sobre o servo de Deus é a dependência. Ao chamar o Senhor de pastor Davi estava afirmando que estava totalmente nas mãos dEle, sob sua total dependência e cuidado. Davi sabia que o Senhor o estava guiando e tinha um objetivo para sua vida, que era levá-lo a um lugar tranqüilo. Dizer que o Senhor é o nosso pastor implica em que confiemos nEle sabendo que Ele está nos conduzindo e um bom lugar espera por nós. Isso significa que estamos no meio de um processo que está sendo conduzido por Deus. Deus não terminou conosco ainda, Ele é o pastor que tem ido a nossa frente e espera que nós o sigamos, na confiança de que algum lugar adiante será nosso descanso. Se estamos passando por momentos difíceis isso não será permanente em nossas vidas. Nosso Pastor está escolhendo o caminho que é sempre o melhor, pois contribuirá para que sejamos fortalecidos e possamos alcançar o pasto verdejante e as águas tranqüilas.
Lembremos que na condução do povo de Israel à terra prometida, Deus escolheu o deserto. O deserto era um caminho mais longo, mais difícil onde as condições seriam totalmente desfavoráveis. O deserto, porém, seria o caminho onde o povo aprenderia a conhecer o seu Pastor e a depender dEle. Faltaria água, comida, sombra e luz. Mas Deus seria tudo isso em favor do seu povo. Acredita-se que, se seguisse em linha reta, o povo de Israel chegaria à terra prometida em apenas cerca de duas semanas. Mas o seu Pastor resolveu fazer outra rota que duraria quarenta anos e seria extremamente difícil. Certamente seria uma experiência que traria uma única conclusão: Dependência de Deus. Nosso Pastor nunca erra, Ele sabe por onde está nos conduzindo. O momento pode ser difícil, mas há pastos verdejantes e águas tranqüilas nos aguardando. Ter o Senhor como pastor implica em confiar nisto.
O querido salmo 23, tão lido, tão amado, tão recitado fala-nos não somente do caráter cuidadoso de Deus por nós, também fala-nos de nossa responsabilidade ao afirmarmos que o Senhor é o nosso Pastor. Nada está nos faltando e um lugar tranqüilo aguarda por nós adiante, confiemos nisso!