Lição 01... EU SOU O PÃO DA VIDA

EU SOU O PÃO DA VIDA
JOÃO 6.35
LOCALIZE-SE:
Este texto narra o dia seguinte à multiplicação dos pães (6.1-15). Jesus diz que a multidão não conseguiu entender que a multiplicação dos pães era um sinal (6.26). O conflito entre Jesus e a multidão é o mesmo que existe hoje e afeta a todos nós: enquanto Jesus quer dar-se às pessoas, as pessoas querem apenas o que Jesus tem para dar.
APRENDA
O destaque deste texto é a afirmação de Jesus: Eu sou o pão da vida. Seu desafio é para que você pare de correr atrás de coisas passageiras e priorize a única coisa que perdura para a eternidade: o encontro e a intimidade com Jesus, que mata de vez a fome, aquela sensação de que está faltando alguma coisa (6.35, 55).
Esta lição é apresentada em vários outros textos da Bíblia:
1. Mateus 6. 11, quando Jesus ensina que devemos orar a Deus para que ele nos dê o alimento para cada dia. Na verdade, a melhor tradução para "pão de cada dia" é "pão de amanhã", e nesse caso, o pedido é para que Deus nos dê hoje a intimidade com Jesus e a satisfação que teremos no céu, amanhã.
2. Mateus 6.25-34, quando Jesus ensina que não devemos nos preocupar com o que comer ou o que vestir, pois Deus vai cuidar de nós. Antes, devemos nos ocupar com o reino de Deus e sua justiça (6.33).
3. Lucas 10.38-42, quando Jesus ensina que uma coisa só é necessária: aquela que permanece para sempre, a saber, a intimidade com Jesus.
4. Lucas 11.5-13,quando Jesus ensina que o maior pedido que podemos fazerem oração é o Espírito Santo.
5. Filipenses 4.10-13, quando o apóstolo Paulo dá o testemunho de que aprendeu a viver na fartura e na necessidade, pois que já desfrutava de um relacionamento vivo com Jesus, e isso era suficiente.

PRATIQUE
Responda Falso ou Verdadeiro
( ) Eu gostaria que algumas coisinhas mudassem naquelas pessoas com quem compartilho meus dias.
( ) Eu gostaria de ter dinheiro suficiente para não precisar passar o mês fazendo contas e controlando os gastos.
( ) Eu gostaria que, neste país, as pessoas me tratassem com um pouco mais de respeito e dignidade.
( ) Eu gostaria de poder comprar um apartamento, um carro do ano e curtir umas férias na Grécia. Mas principalmente, gostaria de ter muito dinheiro para poder ajudar todo mundo que batesse à minha porta.
( ) Eu gostaria de ter a capacidade de abrir a cabeça de algumas pessoas para que elas entendessem algumas coisas tão fundamentais.
( ) Acho perfeitamente possível que alguém seja infeliz mesmo que tenha todas estas coisas aí de cima.
Responda, sendo verdadeiro, e não falso
1. Se todos assinalamos "verdadeiro" na sexta alternativa, então porque a maioria de nós se sacrifica tanto correndo atrás daquelas coisas que "não trazem a felicidade"?.
2. Também, por que estas coisas que "não trazem a felicidade" são a causa das nossas maiores ansiedades e tristezas no dia-a-dia?
3. Afinal de contas, porque estas coisas que "não trazem a felicidade" são tão importantes em nossas vidas? Aliás, são mesmo importantes?
4. O que toda esta discussão tem a ver com o PÃO DA VIDA?