Lição 06... EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA


JOÃO 14.6
LOCALIZE-SE
Jesus disse "Eu sou o caminho, a verdade e a vida", numa ocasião muito especial. Ele estava contando aos discípulos que sua morte estava muito próxima, e para consolá-los, fez as seguintes promessas (João 14):
1. Na casa do meu Pai há lugar para todos (14.2)
2. Eu vou preparar lugar para vocês e depois voltarei para buscá-los, para que vocês fiquem juntos de mim (14.3).
3. Não vou deixar vores abandonados, eu voltarei para ficar com vocês (14.18).
4. se vocês me obedecerem, eu e o meu Pai vamos morar dentro de vocês (14.23).
APRENDA
A maioria das pessoas pensa que esta casa do Pai é o céu, onde os discípulos estarão juntos com Jesus na eternidade. Mas, Jesus está dizendo que a igreja é a casa do Pai, onde ele - Jesus - e os seus discípulos estão juntos hoje. Isto fica claro por três motivos básicos:
1. A preocupação dos discípulos não é com o lugar para onde eles irão quando morrerem, mas sim com o que vai acontecer com eles quando Jesus morrer. A preocupação dos discípulos é imediata e não com eternidade:
Pedro quer ir junto com Jesus (João 13.34) e Filipe quer saber onde está Deus (João 14.8).
2. Jesus já havia prometido construir uma casa para o Pai dele em apenas três dias (João 2.19-21). Isso explica este "eu vou e volto" (14.2). O que Jesus está dizendo é que vai quando morre e volta quando ressuscita, e a demora é de apenas três dias, o tempo previsto para a construção da casado Pai.
3. O Novo Testamento chama a Igreja de corpo de Cristo (1 Corintios 12.12), diz que ela é o templo santo para morada de Deus em Espírito (Efésios 2.21,22) e a casa espiritual, construída com pedras vivas (1 Pedro 2.5).
"Eu sou o caminho, a verdade e a vida" quer dizer que Jesus é o ponto de fusão entre Deus e as pessoas, pois somente através dele, Deus se encontra com as pessoas e tão intimamente que mora dentro delas. A morte e ressurreição de Jesus trouxe às pessoas a possibilidade de um relacionamento de unidade com o Deus triuno (João 17. 22-24).
Nesse caso, Já que os discípulos estavam preocupados em saber onde Deus estaria quando Jesus morresse, Jesus ensina: "Deus vai estar dentro de vocês. A única questão é que vocês precisam crer em mim, depender de mim e confiar em mim, pois eu sou o único meio de vocês se encontrarem com Deus, nosso Pai".
PRATIQUE
ONDE ESTÁ DEUS? Talvez esta seja a questão mais urgente de todas as pessoas. A Bíblia responde: Deus está presente e se manifesta através daqueles que têm um trelacionamento íntimo com Jesus e confiam no significado e conseqüências de sua morte e ressurreição.
Em síntese, Jesus deixou claro que se as pessoas quisessem saber o caminho para Deus, descobrir a verdade e experimentar uma vida abundante deveriam se relacionar com Ele, e o relacionamento com Ele passa necessariamente pelo relacionamento com o corpo dele, a Igreja.
1. De que maneiras, então, a igreja hoje pode proporcionar às pessoas um encontro verdadeiro com Deus?
2. se você tem algum envolvimento com uma comunidade cristã, uma igreja de Cristo, compartilhe com o seu Grupo de que maneira esta comunidade tem sido uma manifestação da presença de Deus para você.