Lição 07... EU SOU A VIDEIRA VERDADEIRA

JOÃO 15.1
LOCALIZE-SE
O Velho Testamento chamava o povo de Israel de "videira" (I saías 5.1; salmo 80.8-11; Oséias 1 0.1). A nação de Israel era a maneira pela qual Deus pretendia manifestar a sua glória e chamar de volta todas as pessoas para um relacionamento vivo com Ele (Gênesis 12.1-3; Êxodo 19.1-6).
APRENDA
Jesus aparece dizendo que é a perfeita manifestação da glória de Deus (João 1.14,18) e o meio pelo qual as pessoas podem se encontrar com Deus (João 14.6). Esta metáfora da videira serve para descrever o relacionamento permanente entre Jesus e os seus discípulos, semelhante aquele firmado entre Deus e a nação de Israel.
O tema central de João 15-17 é a presença de Jesus no mundo através da Igreja. O mais importante neste texto é a advertência de que somente através de um relacionamento íntimo com Jesus os discípulos manifestarão a presença de Deus no mundo. Isso é o que quer dizer: "Eu sou a videira; vós sois as varas. Quem permanece em mim e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer" (João 15.5).
Jesus adverte que um discípulo que não dá fruto, Deus, que é o viticultor, poda e, quando começa a dar fruto, Ele limpa, para que dê mais fruto (João 15.2). O texto traz dois ensinos extraordinários:
1. Deus disciplina, ou poda, o discípulo que não dá fruto. Isto é, quando a vida de um discípulo deixa de ser uma manifestação da presença de Deus no mundo, então é hora de poda, de disciplina (Hebreus 12.4-11).
2. Deus aperfeiçoa, ou limpa, o discípulo para que dê mais fruto. Isto é, Deus vai purificando a nossa vida para que fiquemos cada dia mais parecidos com Jesus (Romanos 5.3,4; 2 Coríntios 4.6-11; Tiago 1.24)
1. Deus disciplina, ou poda, o discípulo que não dá fruto. Isto é, quando a vida de um discípulo deixa de ser uma manifestação da presença de Deus no mundo, então é hora de poda, de disciplina (Hebreus 12.411).
2. Deus aperfeiçoa, ou limpa, o discípulo para que dê mais fruto. Isto é, Deus vai purificando a nossa vida para que fiquemos cada dia mais parecidos com Jesus (Romanos 5.3,4; 2 Coríntios 4.6-11; Tiago 1.24).
PRATIQUE
1. Compartilhe com o Grupo uma ocasião em que você foi disciplinado por Deus.
2. Compartilhe com o Grupo uma ocasião em que Deus purificou sua, vida.
Atenção
O Grupo deve dar total prioridade para alguém que esteja passando por um nítido processo de disciplina ou aperfeiçoamento exatamente neste momento.