TEMPOS CONFUSOS E PERGUNTAS DISCERNIDORAS





“Pois virá o tempo em que não suportarão a sã doutrina; ao contrário, sentindo coceira nos ouvidos, juntarão mestres para si mesmos, segundo os seus próprios desejos. Eles se recusarão a dar ouvidos à verdade, voltando-se para os mitos.”2 Tm 4.3-4

Paulo faz aqui um alerta falando de um tempo que pode ser descrito pelas seguintes características:
Um tempo onde a mentira será cada vez mais popular; um tempo onde falar a verdade será cada vez mais difícil e impopular; um tempo onde as pessoas viverão pra lá e pra cá em busca de ouvir apenas aquilo que lhes agrade e não aquilo que elas realmente precisam ouvir; um tempo onde as pessoas darão mais ouvidos às mentiras de homens do que a verdade de Deus.


Esta descrição se aplica perfeitamente ao nosso contexto de vida, não é isso que temos visto a todo instante hoje? Pessoas enganando-se e sendo enganadas, e o diabo que é o pai da mentira vai encontrando ai um terreno fértil para cadavez mais espalhar suas mentiras e enganos nos corações humanos.


O grande numero de seitas, grupos religiosos estranhos, novos movimentos surgindo a cada dia com mensagens confusas, muitos destes usando o nome de cristão, mas que de cristão não tem nada, é prova disso tudo.


Portanto todo cuidado é pouco e cada um tem se cuidar, pensando nisso sugiro algumas questões que penso, pode ajudar neste processo de discernimento pessoal e prevenção contra o erro na fé. Ei-las:


a) O que você realmente sabe da Bíblia?

b) Quem lhe ensina tem autoridade para fazer isso?

c) O ensino a que você está exposto junto com outras pessoas tem se revelado verdadeiro no sentido em que vidas estão de fato sendo trabalhadas e transformadas à luz do caráter de Cristo, ou elas continuam do mesmo jeito e às vezes até piores ou vivendo como se estivessem anestesiadas pelo engano e pecado?

d) Sua família e seu caráter tem sido fortalecidos pela verdade bíblica ou você está no fundo, no fundo sentindo que falta algo de verdade nisso tudo?
e) Você está tentando viver a vida que lhe tem sido ensinada na força do pensamento positivo ou na dependência real do poder de Deus?
f) A Bíblia tem sido levada a sério como fonte fundamental de ensino onde você está?
g) Você tem liberdade de dialogar com o seu líder espiritual sobre dúvidas que você tem sobre aquilo que ele tem ensinado?
h) O ambiente onde você tem se reunido é de fato sadio e coerente eticamente, ou seja, as pessoas vivem o que pregam e pregam o que vivem?
i) O emocionalismo tem sido o fator mais forte do lugar onde você tem buscado ouvir a palavra de Deus? Se as emoções tem sido o ponto forte então cuidado, pois emoções vão e vêm, elas não mudam a nossa vida de verdade.
j) Há algum tipo de manipulação emocional, as pessoas são encorajadas a tomar decisões em momentos de intensa manifestação coletiva de emoções?
k) Você é pressionado a contribuir com o argumento intenso, mas subliminar de barganha com Deus?
l) O pecado é confrontado e o arrependimento é pregado, ou a ênfase é sempre de vitória e de realização de sonhos?
m) Existem ênfases demasiadas na pessoa e na palavra de determinados líderes?
n) E finalmente, quem está de fato recebendo a glória onde você se reúne, Deus ou homens?


Outras questões poderiam ser feitas,mas concluo com uma pergunta aos líderes pastorais em especial:


As estratégias e as ênfases que você tem usado em seu ministério você o faz por que estão “dando certo”, ou porque são absolutamente bíblicas em seus pressupostos e aplicação? 


Cuidado para você não enganar outros e nem enganar a si mesmo, o que esta em jogo aqui é a eternidade .

Ednilson Correia de Abreu

“TEMPOS CONFUSOS E PERGUNTAS DISCERNIDORAS”