Programação para os Sós

 
1- Introdução
O trabalho com pessoas de 35 a 65 anos é de suma importância dentro das nossas igrejas. São pessoas em plena capacidade física e mental que geralmente são a parte responsável da igreja, mas, carentes, porque muitas vezes são pessoas sozinhas, que se dedicam muito à igreja e/ou diretor de educação religiosa, mas que nelas se sentem deslocadas nos seus grupos tradicionais.
2- 0 que fazer?
Deve ser feito um censo para que através dele seja detectado o número da membresia da igreja que está dentro dessa faixa etária e na condição de pessoa só.
Deve ser marcada uma reunião com o pastor da igreja e/ou diretor de Educação Religiosa, para que seja mostrada essa realidade e então, se planeje atividades que venham suprir as carências desse grupo.
A diretoria da igreja, ou os obreiros devem ser convocados em uma reunião, para serem convidados a apreciar os planos feitos e para apoiar o novo trabalho, com orações e verbas necessárias para a sua implantação. Com o apoio do pastor e dos obreiros da igreja, nomeia-se uma comissão de pessoas interessadas nesse tipo de trabalho para realizar o primeiro encontro.
3- Como fazer?
A reunião com os sós, agrupará solteiros, viúvos, divorciados. A idade permitida para as inscrições será de 35 a 65 anos. As pessoas com idade superior, já podem fazer parte de outro grupo que é o grupo da terceira idade, que tem outras características e atende à outra clientela, portanto, cada grupo deve ficar dentro do seu perfil.
Trace um programa que envolva palestras de saúde física e espiritual, e não se esqueça da parte social. Eleja uma diretoria durante a reunião e escolha com o grupo os dias de reunião.
Convide sempre seu pastor junto com a sua esposa para estarem presentes nas reuniões.
4- Onde fazer?
A primeira reunião deve ser sempre na igreja, pois os nossos templos, na maioria das vezes oferecem melhores condições para as atividades exigidas pelo encontro.
Nossas reuniões não são como reuniões de encontro de casais, onde tudo é segredo e nada pode ser contado aos outros. Ao contrário, tudo deve ser contado e propagado, para que o entusiasmo do grupo contagie outras pessoas e despertem nelas o desejo de fazer parte do grupo.
Os encontros acontecerão com um mínimo de pessoas para que não se torne caro, e, com reuniões mensais ou bimensais para não atrapalhar o trabalho da igreja.
5- Modelo de programação:
Você pode fazer o primeiro encontro começando numa sexta-feira com oficinas e uma palestra para todos, e, no sábado um dia todo de atividades terminando com uma noite social.
SUGESTÃO DE PROGRAMA:
Sexta-feira
18h Inscrição
19h Oficinas
20h Reunião em conjunto
Louvor
Oração em duplas
Apresentações e boas vindas
Palestra: Jesus - Uma vida plena, uma missão realizada.
Encerramento
(Chá com biscoitos no salão social da igreja)
Sábado
9h Abertura
Cânticos
Apresentação por igrejas
Escolha da diretoria
Escolha dos dias das próximas reuniões
Escolha de metas prioritárias para o trabalho do grupo
Posse da diretoria
12h-Almoço
14h Abertura
Cânticos
Período de oração em frases
Música especial
Palestra sobre solidão e depressão (Psicólogo cristão)
Interpelação pelo grupo
17h Chá das cinco (bolo, salgadinho, refrigerantes )
Amigo oculto
Distribuição a todos de uma ficha com endereço e telefones de todos os participantes, para que eles possam se comunicar entre si.
20h Noite de Talentos (Durante o Congresso, a comissão organizadora, procurará descobrir entre os participantes, pessoas que declamem poesias, que cantem, que toquem, que saibam encenar alguma coisa e com elas formará o programa da noite dos talentos.) Poderá ser feito um desfile de modas ou outra atividade de cunho social e divertido. O encontro terminará com um lanche oferecido pela MCA da Igreja.
6- Avaliação
Após o encontro a comissão organizadora junto com a diretoria eleita deverá ter um encontro para avaliar a realização do Congresso a fim de levar um relatório à Igreja.
Boa sorte, bom Congresso!
Prof. Heloiza Helena R. A. Pimentel
Pedagoga, DDER da CB Carioca