A singularidade de Jesus


PORQUE JESUS É SINGULAR
Têm circulado tantas informações ficcionais e fictícias sobre Jesus Cristo. Por isto, precisamos reafirmar: Jesus é singular.
A melhor descrição a seu respeito foi feita por um homem que tentou destruir o cristianismo: Paulo, que se tornou um seguidor dEle e deixou o seguinte poema:
«Cristo Jesus,  subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus;  antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se  em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz.  Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai». (Filipenses 2.5-11)
Nenhuma pseudodescobrta altera esta realidade. Nenhuma obra literária pode alcançar tanta beleza.
Nada pide substituir o que Jesus mesmo disse de Si.
A Bíblia registra as seguintes palavras de Jesus Cristo:
"Não se perturbe o coração de vocês. Creiam em Deus; creiam também em mim. Na casa de meu Pai há muitos aposentos; se não fosse assim, eu lhes teria dito. [Dentro de pouco tempo,]Vou preparar-lhes lugar.
 E depois que eu for e lhes preparar lugar, voltarei e os levarei para mim, para que vocês estejam onde eu estiver. Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim". (João 11.1-3, 6)

Apesar disto, diante do que Jesus disse, dois milênios anos, tem havido, no passado e fortemente agora, duas respostas:

Primeira
NÃO PRECISAMOS DE UM SALVADOR. 
Segundo esta visão, o homem mesmo resolverá os seus problemas.
Mesmo porque não há pecado, que é uma invenção para trazer culpa.
A Bíblia nos ensina diferente:
Todos os seres humanos, por causa do pecado, estão longe daquilo para o qual foram inteligentemente projetados.
Alguém duvida disto, quando sai às ruas; quando não consegue paz em casa; quando se depara com sombras de seres humanos de tão degradados pela desesperança?
Nós precisamos de um Salvador, que nos ponha de novo em comunhão com Deus. Precisamos de um Salvador que perdoe os nossos pecados.
Graças a Deus, o Salvador, cantado no Natal, já veio.
E Ele diz: "Não se perturbe o coração de vocês. Creiam em Deus; creiam também em mim". Eis o que Ele nos promete, para agora e para o futuro: "E depois que eu for e lhes preparar lugar, voltarei e os levarei para mim, para que vocês estejam onde eu estiver".

Segunda
CRISTO É UM DOS SALVADORES.
Segundo esta visão, cada tempo ou cada cultura tem o seu salvador, completamente imanente. Em nosso tempo, não há uma personificação deste salvador: Ou é o conhecimento. Ou: é uma consciência cósmica que nos aproxima do criador, em todas as religiões.
A Biblia nos ensina diferente:
O Salvador Jesus Cristo é um toque pessoal dos céus para nós. Ele é a providência divina para o reeencontro Deus-homem.
Jesus é Deus tornado homem, nascido para re-estabelecer a comunhão perdida entre Deus e o homem. Esta comunhão começa nesta vida e dura para todo o sempre.
Sobre si mesmo, Ele diz: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim".
ISRAEL BELO DE AZEVEDO