Carta aos Amigos e Irmãos 2011



Amigo(a) e Irmã(o) ________________________________________________

Por favor, me dê a oportunidade de atender nossa Igreja, através da minha Classe de Escola Bíblica Dominical, onde estudo a Bíblia, e sou abençoado na convivência com outros irmãos de mesma faixa etária. Nós participantes da classe, estamos sendo desafiados a enviar esta correspondência a cada um dos nossos amigos. E para mim, você é um dos queridos amigos(as) que tenho o privilégio de ter, gente boa que o Senhor me privilegiou em conhecer.

Se você já tem a fé salvadora (1), parabéns. Se ainda não tem, se sua fé é a comum (2), ou é a religiosa (3), ou é a milagreira (4)... então o objetivo desta carta é lhe chamar à fé salvadora que é dada por Deus (5) para crermos no perdão completo de Cristo na cruz a todos nossos pecados (6), que nos faz descansar em nossa salvação eterna (7), crendo que nunca nada ou ninguém nos levará a perde-la (8), e que, só por isto, nos faz agradáveis a Deus (9), que nos torna sem pecados (10), fora do domínio do pecado (11), sem permanência no pecado (12)... Seus filhos obedientes (13), com Cristo como nosso Advogado diante da Justiça de Deus (14). Se não há esta certeza de nunca perder a salvação, é porque não há fé (38), pois ela é esta certeza que Deus dá aos salvos (39). Estes e os próximos números entre parênteses são versículos que estão atrás desta correspondência para você conferir.

O Inferno existe, mesmo que não entendamos muito sobre ele. A Bíblia, única Palavra inspirada de Deus (40) diz que é um lugar ou estado eterno, para sempre (15), onde sofreremos tormentos depressivos (16) e o total afastamento do amor de Deus (17), na companhia do diabo e seus anjos (18); por isto ilustra como um lugar de fogo que nunca se apaga (19), e de uma porta larga por onde multidões passam cegamente (20). Ela diz que só se morre uma vez (37) e o número dos que vão para o inferno é como a areia do mar (21), pois muitos não conseguem entrar pela porta estreita para o céu, que é o arrependimento (22); geralmente não conseguem por causa de familiares e amigos (23), não entendimento sobre o perigo eterno (24), não querer assumir a nova vida com Jesus publicamente (25), não querer abrir mão das atrações deste mundo (26), não querer dar prioridades ao chamado de Deus (27) e outros motivos.

Para você ter esta fé salvadora, dada por Deus, basta uma coisa, o novo nascimento espiritual (29), que é o arrependimento (28). Arrepender-se quer dizer 4 coisas que só você pode fazer... PRIMEIRO: reconhecer que é um pecador, uma fábrica de pecados que ofende a Deus até quando não está pecando (30) e por isto não merece o céu, mas a condenação eterna no inferno (31). SEGUNDO: lamentar esta situação contra Deus que é Santo, Justo e Amor; ter tristeza interior por ser assim contra Ele; esta tristeza deve lhe levar ao próximo passo (32). TERCEIRO: pedir perdão pelo que você tem sido e feito contra Ele, pela iniquidade e rebeldia contra Ele, pela desobediência e ofensas contra Ele (33). QUARTO: assumir com Deus uma nova postura de vida, concretizando seu arrependimento que quer dizer mudança, voltar atrás, ser e fazer diferente (34); isto quer dizer, que você quer e vai deixar tudo que seja ofensa contra o Senhor; que você vai buscar viver uma vida que agrade a Deus, e sendo assim, Ele vai habitar em você e guiar sua vida (o Espírito Santo 35), vai lhe fazer vitorioso(a) nesta caminhada (36). Crer nisto faz parte da fé salvadora que Ele vai fazer nascer em seu coração.

Faça esta Oração de Arrependimento... Senhor Deus, eu sei que sou um pecador, sei que tenho vivido, muitas vezes, fora da Tua vontade, e por isto, sei que só mereço a condenação eterna no inferno. Mas, agora, estou lamentando minha situação, pois Tu não mereces que eu seja assim, e peço teu perdão perfeito a tudo que tenho sido e tudo que tenho feito contra Tua santidade, Justiça e Amor. Peço Teu perdão, que laves o meu coração de toda iniquidade, da sujeira de todo pecado e me faças uma nova criatura, como Tu queres que eu seja; assim imploro que me dês esta fé salvadora, que me dês o Teu Espírito Santo, pois eu assumo, contigo, que vou viver diferente, buscando Te agradar em toda a minha maneira de viver neste mundo, com meus familiares, amigos, colegas e vizinhos, e até com meus desconhecidos.

Logo aqui em baixo, preencha estas colunas, acertando uma data comigo para estar na minha classe EBD, domingos pela manhã 8:30h, onde poderei lhe apresentar como um dos meus amigos(as), e 9:15h no culto ao Senhor.

Teixeira de Freitas, Setembro de 2011                                                       


_________________________________________________________ meu telefone _____________________
mais em www.cartaaosamigoseirmaos.cjb.net
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Preencha estes itens e, por favor, entregue ao amigo(a) que lhe entregou esta correspondência.
Seu Nome ____________________________________________________, Fone _________________
Data que você pode estar na ClasseEBD (8:30h) e no culto (9:45h) da igreja com seu amigo(a) _____/_____/_______
(  )Eu li toda a carta, (  )fiz a oração de Arrependimento... Outras Observações....


1. João 3:16... Por que Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu Filho Unigênito para que todo aquele que nEle crer  não pereça mas tenha a vida eterna.
2. Tiago 2:19... Crês tu que há um só Deus, fazes bem, pois o Diabo crê e estremece.
3. João 3:1-3... Ora, havia entre os fariseus um homem chamado Nicodemos, um dos principais dos judeus. Este foi ter com Jesus, de noite, e disse-lhe: Rabi, sabemos que és Mestre, vindo de Deus pois ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não estiver com ele. Respondeu-lhe Jesus: Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.
Mateus 19:16-24... E eis que se aproximou dele um jovem, e lhe disse: Mestre, que bem farei para conseguir a vida eterna? Respondeu-lhe ele: Por que me perguntas sobre o que é bom? Um só é bom mas se é que queres entrar na vida, guarda os mandamentos. Perguntou-lhe ele: Quais? Respondeu Jesus: Não matarás não adulterarás não furtarás não dirás falso testemunho, honra a teu pai e a tua mãe e amarás o teu próximo como a ti mesmo. Disse-lhe o jovem: Tudo isso tenho guardado que me falta ainda? Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu e vem, segue-me. Mas o jovem, ouvindo essa palavra, retirou-se triste porque possuía muitos bens. Disse então Jesus aos seus discípulos: Em verdade vos digo que um rico dificilmente entrará no reino dos céus. E outra vez vos digo que é mais fácil um camelo passar pelo fundo duma agulha, do que entrar um rico no reino de Deus.
4. Mt.7:21-23... Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitos milagres? Então lhes direi claramente: Nunca vos conheci apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade.
5. Efésios 2:8... Porque pela graça sois salvos, por s gentios, e eles à vem de vós, é dom de Deus
6. Colossenses 2:13-15...  e a vós, quando estáveis mortos nos vossos delitos e na incircuncisão da vossa carne, vos vivificou juntamente com ele, perdoando-nos todos os delitos  e havendo riscado o escrito de dívida que havia contra nós nas suas ordenanças, o qual nos era contrário, removeu-o do meio de nós, cravando-o na cruz e, tendo despojado os principados e potestades, os exibiu publicamente e deles triunfou na mesma cruz.
1João 2:1-2... Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis mas, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo. E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo.
7. João 6:37... Todo o que o Pai me dá virá a mim e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora.
João 10:28... eu lhes dou a vida eterna, e jamais perecerão e ninguém as arrebatará da minha mão.
8. Romanos 8:28-29... E sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Porque os que dantes conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos
9. Hebreus 11:6... Ora, sem fé é impossível agradar a Deus porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.
10.   Romanos 5:1... Justificados, pois, pela fé, tenhamos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo,
Romanos 8:1... Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus.
11.   Romanos 6:14... Pois o pecado não terá domínio sobre vós, porquanto não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça.
12.   1João 3:9... Aquele que é nascido de Deus não peca habitualmente porque a semente de Deus permanece nele, e não pode continuar no pecado, porque é nascido de Deus.
13.   Hebreus 13:20-21... Ora, o Deus de paz, que pelo sangue do pacto eterno tornou a trazer dentre os mortos a nosso Senhor Jesus, grande pastor das ovelhas, vos aperfeiçoe em toda boa obra, para fazerdes a sua vontade, operando em nós o que perante ele é agradável, por meio de Jesus Cristo, ao qual seja glória para todo o sempre. Amém.
Gálatas 2:20... Já estou crucificado com Cristo e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé no filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.
2Coríntios 5:17... Pelo que, se alguém está em Cristo, nova criatura é as coisas velhas já passaram eis que tudo se fez novo.
14.   1João 2:1... E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo.
15.   Mateus 25:46... E irão eles para o castigo eterno, mas os justos para a vida eterna.
16.   Lucas 16:23... No hades, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe a Abraão, e a Lázaro no seu seio.
Apocalipse 14:11... A fumaça do seu tormento sobe para todo o sempre e não têm repouso nem de dia nem de noite os que adoram a besta e a sua imagem, nem aquele que recebe o sinal do seu nome.
Apocalipse 16:10... O quinto anjo derramou a sua taça sobre o trono da besta, e o seu reino se fez tenebroso e os homens mordiam de dor as suas línguas.
Apocalipse 18:10... e, estando de longe por medo do tormento dela, dirão: Ai! ai da grande cidade, Babilônia, a cidade forte! pois numa só hora veio o teu julgamento.
Apocalipse 20:10... e o Diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde estão a besta e o falso profeta e de dia e de noite serão atormentados pelos séculos dos séculos.
17.   2Tessalonicesnes 1:9... os quais sofrerão, como castigo, a perdição eterna, banidos da face do senhor e da glória do seu poder,
18.   Mateus 25:41... Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o Diabo e seus anjos
19.   Marcos 9:48... seres lançado no inferno onde o seu verme não morre, e o fogo não se apaga.
20.   Mateus 7:13... ntrai pela porta estreita porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela
21.   Apocalipse 20:8... e sairá a enganar as nações que estão nos quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, cujo número é como a areia do mar, a fim de ajuntá-las para a batalha.
22.   Mateus 7:14... e porque estreita é a porta, e apertado o caminho que conduz à vida, e poucos são os que a encontram.
Lucas 13:24… Porfiai por entrar pela porta estreita porque eu vos digo que muitos procurarão entrar, e não poderão.
23.   Mateus 10:35-37… Porque eu vim pôr em dissensão o homem contra seu pai, a filha contra sua mãe, e a nora contra sua sogra e assim os inimigos do homem serão os da sua própria casa. Quem ama o pai ou a mãe mais do que a mim não é digno de mim e quem ama o filho ou a filha mais do que a mim não é digno de mim.
24.   Mateus 13:19…  todo o que ouve a palavra do reino e não a entende, vem o Maligno e arrebata o que lhe foi semeado no coração este é o que foi semeado à beira do caminho.
25.   Mateus 13:20-21… E o que foi semeado nos lugares pedregosos, este é o que ouve a palavra, e logo a recebe com alegria mas não tem raiz em si mesmo, antes é de pouca duração e sobrevindo a angústia e a perseguição por causa da palavra, logo se escandaliza.
26.   Mateus 13:22… E o que foi semeado entre os espinhos, este é o que ouve a palavra mas os cuidados deste mundo e a sedução das riquezas sufocam a palavra, e ela fica infrutífera.
1João 2:15-17… Não ameis o mundo, nem o que há no mundo. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não vem do Pai, mas sim do mundo. Ora, o mundo passa, e a sua concupiscência mas aquele que faz a vontade de Deus, permanece para sempre.
27.   Mateus 22:4-7… Depois enviou outros servos, ordenando: Dizei aos convidados: Eis que tenho o meu jantar preparado os meus bois e cevados já estão mortos, e tudo está pronto vinde às bodas. Eles, porém, não fazendo caso, foram, um para o seu campo, outro para o seu negócio e os outros, apoderando-se dos servos, os ultrajaram e mataram. Mas o rei encolerizou-se e enviando os seus exércitos, destruiu aqueles homicidas, e incendiou a sua cidade.
28.   Marcos 1:15… e dizendo: O tempo está cumprido, e é chegado o reino de Deus. Arrependei-vos, e crede no evangelho.
Atos 2:38… Pedro então lhes respondeu: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para remissão de vossos pecados e recebereis o dom do Espírito Santo.
Atos 3:19… Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, de sorte que venham os tempos de refrigério, da presença do Senhor,
29.   João 3:3… Respondeu-lhe Jesus: Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.
30.   Isaías 59:2… mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus e os vossos pecados esconderam o seu rosto de vós, de modo que não vos ouça.
31.   João 8:24... Por isso vos disse que morrereis em vossos pecados porque, se não crerdes que eu sou, morrereis em vossos pecados.
Apocalipse 21:27... E não entrará nela coisa alguma impura, nem o que pratica abominação ou mentira mas somente os que estão inscritos no livro da vida do Cordeiro.
32.   Salmo 51:1-5... Compadece-te de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade apaga as minhas tansgressões, segundo a multidão das tuas misericórdias. Lava-me completamente da minha iniqüidade, e purifica-me do meu pecado. Pois eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim. Contra ti, contra ti somente, pequei, e fiz o que é mau diante dos teus olhos de sorte que és justificado em falares, e inculpável em julgares. Eis que eu nasci em iniqüidade, e em pecado me concedeu minha mãe.
33.   Salmo 51:7-10... Purifica-me com hissopo, e ficarei limpo lava-me, e ficarei mais alvo do que a neve. Faze-me ouvir júbilo e alegria, para que se regozijem os ossos que esmagaste. Esconde o teu rosto dos meus pecados, e apaga todas as minhas iniqüidades. Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito estável.
34.   Salmo 51:11-13... Não me lances fora da tua presença, e não retire de mim o teu santo Espírito. Restitui-me a alegria da tua salvação, e sustém-me com um espírito voluntário. Então ensinarei aos transgressores os teus caminhos, e pecadores se converterão a ti.
35.   Romanos 8:14... Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus.
36.   Romanos 8:35-37... quem nos separará do amor de Cristo? a tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte o dia todo fomos considerados como ovelhas para o matadouro. Mas em todas estas coisas somos mais que vencedores, por aquele que nos amou.
37.   Hebreus 9:27... E, como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo depois o juízo,
38.   Romanos 14:23... Mas aquele que tem dúvidas, se come está condenado, porque o que faz não provém da fé e tudo o que não provém da fé é pecado.
39.   Hebreus 11:1... Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem.
40.   Hebreus 1:1-2... Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, nestes últimos dias a nós nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, e por quem fez também o mundo
João 5:39... Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna e são elas que dão testemunho de mim.
Atos 17:11... Ora, estes eram mais nobres do que os de Tessalônica, porque receberam a palavra com toda avidez, examinando diariamente as Escrituras para ver se estas coisas eram assim.