Adorando a Deus como Jesus - Pr. Jadai Silva de Souza

Introdução: Hoje chegamos a nossa quarta letra do acróstico que resume as nossas prioridades como igreja de Deus neste mundo. A letra A nos fala de adoração. Sim se queremos IMPACTAR nossa comunidade nós devemos seguir cada etapa em nosso dia-a-dia. Nós somos convidados a adorar a Deus com reverência e com alegria seja individualmente bem como coletivamente.

Como a idéia de Jesus adorando é vista por você? Para começar Ele é próprio Deus: “que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se;mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens”(Filipenses 2.6-7 NVI). Ele é um com o Pai: “Eu e o Pai somos um”(João 10.30 NVI). Por que Jesus necessitava adorar?

O fato é que Ele adorou o Pai. Falando com a mulher samaritana Ele disse: “Vocês, samaritanos, adoram o que não conhecem; nós adoramos o que conhecemos, pois a salvação vem dos judeus”(João 4.22 NVI). Eu gosto muito da expressão “nós adoramos” porque ela revela que Jesus sabia de sua divindade e unidade com o Pai, mas em nenhum momento usa de sua identidade para exaltar-se a si mesmo. Antes o vemos dedicado e obediente à vontade do Pai.

I – ASPECTOS DA ADORAÇÃO DE JESUS.

Você pode aprender muito sobre a adoração estudando a vida de Jesus. Nesta manhã quero destacar algumas atitudes onde Jesus revela sua adoração a Deus. Eu o desafio a ler e meditar em cada uma dessas passagens bíblicas durante a semana e peça ao Espírito Santo que o ajude a seguir o exemplo do Mestre.

1) O Senhor Jesus orou.

“De madrugada, quando ainda estava escuro, Jesus levantou-se, saiu de casa e foi para um lugar deserto, onde ficou orando”(Marcos 1.35 NVI).

2) O Senhor Jesus ensinou a Palavra de Deus.

“Jesus passava o dia ensinando no templo; e, ao entardecer, saía para passar a noite no monte chamado das Oliveiras. Todo o povo ia de manhã cedo ouvi-lo no templo”(Lucas 21.37-38 NVI).

3) O Senhor Jesus pregou a mensagem de Salvação.

“Jesus respondeu: “Vamos para outro lugar, para os povoados vizinhos, para que também lá eu pregue. Foi para isso que eu vim”. Então ele percorreu toda a Galiléia, pregando nas sinagogas e expulsando os demônios”(Marcos 1.38-39 NVI).

4) O Senhor Jesus foi batizado na comunhão da igreja.

“Naquela ocasião Jesus veio de Nazaré da Galiléia e foi batizado por João no Jordão”(Marcos 1.9 NVI).

5) O Senhor Jesus deu recursos para a obra de Deus.

“Então Jesus lhes disse: “Dêem a César o que é de César e a Deus o que é de Deus”. E ficaram admirados com ele”(Marcos 12.17 NVI).

6) O Senhor Jesus resistiu à tentação e ao inimigo.

“Jesus respondeu: “Está escrito: ‘Adore o Senhor, o seu Deus, e só a ele preste culto’”(Lucas 4.8 NVI).

7) O Senhor Jesus jejuou.

“Depois de jejuar quarenta dias e quarenta noites, teve fome”(Mateus 4.2 NVI).

8) O Senhor Jesus obedeceu ao Pai.

“tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé. Ele, pela alegria que lhe fora proposta, suportou a cruz, desprezando a vergonha, e assentou-se à direita do trono de Deus”(Hebreus 12.2 NVI).

9) O Senhor Jesus leu as Escrituras.

“Jesus lhes disse: “Vocês nunca leram isto nas Escrituras? “ ‘A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular; isso vem do Senhor, e é algo maravilhoso para nós’”(Mateus 21.42 NVI).

10) O Senhor Jesus citou as Escrituras.

“Respondeu Jesus: “ ‘Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento’”(Mateus 22.37 NVI).

11) O Senhor Jesus cantou hinos e cânticos.

“Depois de terem cantado um hino, saíram para o monte das Oliveiras”(Mateus 26.30 NVI).

12) O Senhor Jesus louvou o Pai.

“Naquela ocasião Jesus disse: “Eu te louvo, Pai, Senhor dos céus e da terra, porque escondeste estas coisas dos sábios e cultos, e as revelaste aos pequeninos”(Mateus 11.25 NVI).

“Pai, glorifica o teu nome!” Então veio uma voz dos céus: “Eu já o glorifiquei e o glorificarei novamente”(João 12.28 NVI).

13) O Senhor Jesus adorou a Deus diariamente.

“Todos os dias eu estive com vocês, ensinando no templo, e vocês não me prenderam. Mas as Escrituras precisam ser cumpridas”(Marcos 14.49 NVI).

14) O Senhor Jesus viveu uma vida de adorador.

“Indo um pouco mais adiante, prostrou-se com o rosto em terra e orou: “Meu Pai, se for possível, afasta de mim este cálice; contudo, não seja como eu quero, mas sim como tu queres”(Mateus 26.39 NVI).

Os melhores adoradores são aqueles que baseiam as suas vidas sobre as qualidades de caráter do Senhor Jesus. Você dará um prazer muito grande ao Pai celestial tornando-se como o seu Filho Jesus Cristo: “Eu lhes dei o exemplo, para que vocês façam como lhes fiz”(João 13.15 NVI).

II – FUNDAMENTOS DA ADORAÇÃO DE JESUS.

A vida de Jesus é o exemplo supremo de adoração. Ele é a grande lição pois tudo o que Ele disse e fez foi uma demonstração da verdadeira adoração.

1) Jesus entendia que a adoração inclui uma vida que honra a Deus. O que sugere que a maneira como você responde as tentações tem um profundo impacto em sua adoração. Quando Ele foi confrontado pelo Diabo no deserto sua resposta focalizou-se na adoração.

“Jesus respondeu: “Está escrito: ‘Adore o Senhor, o seu Deus, e só a ele preste culto’”(Lucas 4.8 NVI).

2) Jesus entendia que a adoração inclui uma vida focalizada na oração. No jardim do Getsêmane Ele falou a Pedro: “Vigiem e orem para que não caiam em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca”(Marcos 14.38 NVI). A compreensão que Jesus tinha da oração era que ele não consistia num simples e obrigatório ato de voltar-se para Deus, mas era uma questão de relacionamento íntimo com o Pai. Jesus orou pela mesma necessidade e usou as mesmas palavras três vezes seguidas; ele insistiu e ao mesmo tempo confessou sua obediência à vontade de Deus. Jesus demonstrou que a oração é um poderoso recurso para a vida vitoriosa.

A tentação vem sobre todos os crentes. A diferença está no nível de vida espiritual que cada um vive para cair nela ou não. Estamos constantemente com “a carne fraca”, isto é, pela nossa humanidade e natureza pecaminosa estamos propensos ao pecado, e por isso precisamos orar para crescermos espiritualmente e termos condições de resistir às investidas do tentador. Jesus mostrou que na hora de intensos problemas em nossas vidas o caminho certo é o da oração em busca da vontade de Deus. Jesus ganhou uma nova disposição naquele momento para enfrentar as situações que aqueles dias reservavam para ele.

Ele foi sábio em buscar o poder de Deus para enfrentar a traição de Judas, a negação de Pedro, as injúrias dos incrédulos e a morte na cruz. Foi uma pena que os discípulos não pudessem estar inteiramente com ele naqueles momentos de tristeza e dor; eles teriam entendido melhor a Jesus nos últimos dias e teriam sofrido menos com as incertezas que se seguiram. Quando não oramos e não buscamos a vontade de Deus, as incertezas vêm como uma avalanche sobre nós, tirando nossa paz espiritual. A oração de Jesus no Getsêmane revela a profundidade de sua alma: Jesus se identificou conosco de forma completa; demonstrou-se obediente à vontade de Deus e manteve-se firme no propósito de cumprir a sua missão. Este é um exemplo sublime para as nossas vidas.

3) Jesus entendia que a adoração inclui uma vida repleta do amor de Deus. Citando o profeta Isaías, Ele disse: “Em vão me adoram; seus ensinamentos não passam de regras ensinadas por homens’”(Marcos 7.7 NVI). Acusando-os de hipocrisia Jesus menciona a profecia de Isaías 29.13 que segundo Ele foi anunciada exatamente prevendo a existência dos escribas e fariseus. Sabemos que Isaías falou aos homens de seu tempo, mas as suas palavras foram também designadas pelo Espírito de inspiração, para se referirem aos contemporâneos do Messias. Um povo que honra a Deus com os lábios mas que o coração longe de Deus. Um povo que em vão procura adorá-lo pois Deus não os aceita pelo fato de terem abandonado a Lei de Deus. É assim também que na atualidade, muitas pessoas pretendem autoridade divina para idéias e práticas de origem meramente humana. Nós não estamos meramente isentos de não conformarmos com elas, mas é nossa obrigação colocar-nos em posição contrária, porque elas importam na violação ou negligência dos mandamentos de Deus.

III – ENSINOS DE JESUS A RESPEITO DA ADORAÇÃO.

Não temos tempo para observar todos os ensinos de Jesus a respeito da adoração. Destacaremos de forma breve alguns tópicos ligados a adoração que encontramos nas palavras proferidas pelo Mestre.

1) No Sermão do Monte(Mateus 5-7).

a) Deus abençoa os adoradores – 5.3-12.

b) Os adoradores são o sal da terra e a luz do mundo – 5.13-16.

c) Os adoradores devem obedecer aos mandamentos – 5.17-20.

d) Os adoradores têm sua adoração impedida pela ira – 5.21-26.

e) Os adoradores têm sua adoração atrapalhada pelos pensamentos – 5.27-30.

f) Os adoradores devem cumprir suas promessas – 5.33-37.

g) Os adoradores devem amar como o Pai celeste – 5.43-48.

h) A adoração envolve realizar boas ações – 6.1.

i) A adoração envolve contribuir – 6.2.

j) A adoração envolve orar – 6.9-11.

l) A adoração envolve perdoar – 6.14.

m) A adoração envolve jejuar – 6.16-18.

n) A adoração envolve ter prioridades certas – 6.19-21.

o) A adoração envolve ter e usar o dinheiro corretamente – 6.24.

p) A adoração envolve viver livre do medo – 6.25.

q) A adoração envolve não condenar os outros – 7.1-5.

r) A adoração envolve pedir a Deus coisas boas – 7.7-11.

s) A adoração envolve não buscar atalhos para a bondade – 7.12-14.
t) A adoração envolve fugir dos falsos mestres – 7.15-20.

u) A adoração envolve obediência a Deus – 7.21-27.

2) Na Oração Modelo(Mateus 6.9-13).

Essa oração não é apenas um ato de adoração, mas a oração do Senhor Jesus e contém várias palavras ligadas a adoração:

a) Abba = Pai querido!

b) Hallelujah = Louvem ao Senhor!

c) Maranatha = Vem Senhor Jesus!

d) Hosanna = Bendito o que vem!

e) Amém = Assim seja; isso é verdade!

3) Na maneira como viveu aqui no mundo.

“Para isso vocês foram chamados, pois também Cristo sofreu no lugar de vocês, deixando-lhes exemplo, para que sigam os seus passos”(1 Pedro 2.21 NVI).
.
.
http://www.jadai.net/news.php?readmore=10