Introdução... CARTA DE PAULO AOS EFÉSIOS



Introdução
Efésios é chamada de "rainha das epístolas de Paulo". Foi escrita por volta de 61 d.C., quando Paulo estava preso em Roma (At 28.28-30), ocasião quando foram também escritas as cartas aos Colossenses, Filemon e muito provavelmente aos Filipenses.
Efésios não trata de um problema específico como a maioria das cartas de Paulo, mas apresenta uma visão profunda e singela do evangelho a partir da ótica de um homem que anda com Cristo há mais de 30 anos. John Stott comenta que Efésios expõe o plano eterno de Deus, a saber, "criar. Em Cristo, uma nova sociedade caracterizada pela vida em lugar da morte, pela união e reconciliação em lugar da divisão e alienação, pelos padrões sadios da justiça em lugar da corrupção e da iniqüidade, pelo amor e pela paz em lugar do ódio e da contenda, e pelo conflito sem trégua com o mal em lugar da convivência pacífica com ele". Esta nova sociedade é a igreja de Cristo. Efésios é, portanto, um texto que lança por terra toda e qualquer perspectiva de um cristianismo privatizado e intimista, mostrando um evangelho que se preocupa tanto com a salvação do indivíduo quanto com a construção do mundo novo.
Efésios está dividida em duas partes: os três primeiros capítulos são doutrinários e enfocam o que Deus já fez e está fazendo em função do seu plano eterno de redenção de sua criação; os três últimos capítulos são práticos e enfocam a resposta humana à ação de Deus Se você realmente se preocupa em compreender os segredos de Deus para uma vida cristã capaz de: impactar o mundo. Então está com a carta certa nas mãos.
Temas da Carta
1. Saudação.
2. Nova Vida.
2.1. Deus, somente Deus.
2.2. Vendo o invisível.
2.3. Se não fosse Deus.
3. Nova Sociedade.
3.1. Somente um povo.
3.2. Mistério de Deus.
3.3. Um com Deus.
4. Novos Padrões.
4.1. Vivendo em unidade.
4.2. Roupa nova.
5. Novos Relacionamentos.
5.1. Maridos e Esposas.
5.2. Pais e Filhos.
5.3. Patrões e Empregados.
5.4. Demônios e etc.
6. Despedida.