Lição 03... EU SOU A PORTA DAS OVELHAS


JOÃO 10.7
LOCALlZE-SE
Na Palestina era costume que os pastores dormissem na porta do curral e se postassem no meio do caminho, entre as ovelhas e os lobos ou ladrões. Esta era uma forma dos pastores protegerem seus rebanhos e talvez deste costume surgiu a expressão usada até hoje: "Só passando por cima do meu cadáver'.
APRENDA
Quando Jesus afirmou ser a porta das ovelhas, na verdade ensinou que Ele é o único que possui direitos sobre o rebanho e que somente com Ele as ovelhas estão em segurança. Jesus não vem para roubar, como o ladrão que usurpa o que não lhe pertence; tampouco vem para matar, como o lobo devorador. Pelo contrário, Jesus vem para dar a vida pelas ovelhas (10:11, 14,17), e guardá-las de todo o mal (10.27). As pessoas, portanto, devem fazer uma opção: ou se escondem em Jesus ou ficam à mercê de lobos e ladrões.
Esta verdade é confirmada por outros textos bíblicos:
1. Salmo 91. I, que ensina que aquele que habita com Deus está protegido pela sua sombra, com destaque para o fato de que aquele que faz sombra é onipotente.
2. Salmo 121. 3,4, que ensina que Deus não dorme e não leva sustos quando as coisas nos acontecem.
3. Lucas 13.34, que ensina que Jesus deseja nos proteger e nos ajuntar sob suas asas, assim como a galinha aos seus pintinhos.
4. Tiago 4.5, que ensina que o Espírito santo cuida de nós e até mesmo tem ciúmes de nós.
5. 1 João 5.19, que ensina que o Maligno não pode tocar aquele que é guardado pelo Filho de Deus.

PRATIQUE
Tudo indica que Jesus está falando de uma segurança eterna, algo como permanecer em suas mão se nas mãos de Deus, nosso Pai (10.28,29). Jesus está falando de "salvação eterna” (Jo 3.16), e não de vida sem dificuldades.
Nesse caso, quais são as garantias de segurança que os cristãos têm em Jesus? Se o fato de os cristãos estarem nas mãos de Jesus não Ihes dá imunidade contra tragédias e desgraças, qual a vantagem de estarem ali? Ou você acredita que o texto ensina que os cristãos não precisam sofrer, já que estão nas mãos de Jesus?
ANOTAÇÕES