Administrando segundo os Propósitos como Jesus - Pr. Jadai Silva de Souza

(é claro que este "Propósitos" é puro modismo de uma quantidade grande de tolos que gostam de parecer modernos, repetindo as mesmas tolices, só por que o refrão se tornou aceito pela massa, como um "maria vai com as outras", mas pode ser lido e entendido como "objetivos da igreja" pela vontade de Deus, no mundo. Comentário do Pr.Jônatas David)



Introdução: Nós somos chamados para cumprir os cinco propósitos de modo organizado e equilibrado. Jesus não somente nos ensinou os cinco propósitos; Ele os manteve bem equilibrados e balanceados em sua vida e ministério. Ele nos desafia a IMPACTAR e a fazermos o mesmo administrando o tempo, recursos e oportunidades de modo que cumpramos os propósitos em nossas vidas, famílias, e igreja. Podemos dizer que Jesus viveu:

1 – Para Adorar a Deus – Ele causou prazer em Deus.

“Então uma voz dos céus disse: “Este é o meu Filho amado, em quem me agrado”(Mateus 3.17 NVI).

Temos aprendido a respeito de como Jesus desenvolveu sua vida de adorador e cremos que se seguirmos os seus exemplos também agradaremos a Deus. Na realidade precisamos admitir que adoração deve ser um estilo de vida que envolve tudo o que somos e fazemos em nosso dia-a-dia. Se este é o seu desejo você deve se lembrar que: “Você foi planejado para agradar a Deus”.

“Tu criaste todas as coisas, e é para o teu agrado que elas existem e foram criadas”(Apocalipse 4.11 NLT).

2 – Para Ter Comunhão com a Família de Deus – Ele amou a igreja e deu a sua vida por ela.

“Maridos, ame cada um a sua mulher, assim como Cristo amou a igreja e entregou-se por ela”(Efésios 5.25 NVI).

Jesus não somente fundou a igreja ele sacrificou-se por ela. Ele aceitou o batismo de João não porque tivesse pecados. Sua estratégia foi valorizar o rito que depois seria ordenado por ele para todos aqueles que viessem a crer nele. Jesus valorizou a comunhão entre os seus discípulos e passou a maior parte do seu tempo convivendo com os irmãos. Jesus foi batizado na comunhão com Deus.

“Naquela ocasião Jesus veio de Nazaré da Galiléia e foi batizado por João no Jordão. Assim que saiu da água, Jesus viu o céu se abrindo, e o Espírito descendo como pomba sobre ele. Então veio dos céus uma voz: “Tu és o meu Filho amado; em ti me agrado”(Marcos 1.9-11 NVI).

Se este é o seu desejo você deve se lembrar que: “Você foi formado para fazer parte da família de Deus”.

“Deus é aquele que fez todas as coisas, e todas as coisas são para a sua glória. Ele quis que muitos filhos partilhassem de sua glória”(Hebreus 2.10a CEV).

“Vejam como é grande o amor que o Pai nos concedeu: sermos chamados filhos de Deus, o que de fato somos”(1 João 3.1 NLT).

3 – Para Tornar-se Como Cristo – Porque Jesus é o Cristo, Ele não teve que tornar-se como ele mesmo.

Mas a Bíblia diz que Ele estudou e foi encontrado sentado no templo ouvindo os mestres e fazendo perguntas.

“Depois de três dias o encontraram no templo, sentado entre os mestres, ouvindo-os e fazendo-lhes perguntas”(Lucas 2.46 NVI).

Ele cresceu em sabedoria e estatura e nós precisamos fazer o mesmo:

“Jesus ia crescendo em sabedoria, estatura e graça diante de Deus e dos homens”(Lucas 2.52 NVI).

Veja que desafio abençoado o Senhor coloca diante de nós: sermos semelhantes a Jesus. Você e eu temos uma meta gloriosa para atingirmos durante nossa caminhada cristã.

Se este é o seu desejo você deve se lembrar que: “Você foi criado para se tornar semelhante a Cristo”.

“Deus já sabia o que ele faria desde o início. Ele decidiu desde o princípio moldar a vida daqueles que o amam com os mesmos parâmetros da vida de seu Filho (...) Nele, vemos a forma original planejada para nossa vida”(Romanos 8.29 MSG).

“Olhamos para o seu Filho, e vemos o verdadeiro propósito de Deus em tudo o que foi criado”(Colossenses 1.15 MSG).

4 – Para Servir a Deus – Jesus serviu a Deus e as outras pessoas.

O Senhor Jesus nos deu exemplos variados de como podemos servir a Deus e ao nosso semelhante. Sua vida foi dedicada ao serviço, somos chamados por Ele de servos. Assim devemos nos dedicar ao serviço alegre e produtivo para a glória de Deus. Devemos descobrir como Deus nos deu condições, talentos e oportunidades para que o sirvamos através da IBJI. Recordando-se das obras de Jesus, o Apóstolo João escreveu: “Jesus fez também muitas outras coisas. Se cada uma delas fosse escrita, penso que nem mesmo no mundo inteiro haveria espaço suficiente para os livros que seriam escritos”(João 21.25 NVI).

Se este é o seu desejo você deve se lembrar que: “Você foi moldado para servir a Deus”.

“Foi o próprio Deus que fez de nós o que somos e nos deu uma vida nova da parte de Cristo Jesus; e muitos séculos atrás, Ele planejou que gastássemos essa vida em auxiliar aos outros”(Efésios 2.10 BV).

5 – Para Testemunhar ao Mundo – Jesus assumiu sua condição de luz do mundo. Vejamos o que João nos ensina: “Falando novamente ao povo, Jesus disse: “Eu sou a luz do mundo. Quem me segue, nunca andará em trevas, mas terá a luz da vida”(João 8.12 NVI). Não obstante ele ter cumprido sua missão neste mundo também declarou que nós somos o sal da terra e a luz do mundo e espera que assumamos tal condição como seus representantes neste tempo, verdadeiros missionários aqui no Campo Limpo.

Se este é o seu desejo você deve se lembrar que: “Você foi feito para uma missão”.

“Do mesmo modo que me deste uma missão no mundo, eu dei a eles uma missão no mundo”(João 17.18 MSG).

“A coisa mais importante é que eu cumpra minha missão, o trabalho que o Senhor Jesus me deu para fazer”(Atos 20.24 MSG).

Conclusão: Um exemplo prático de uma vida onde os propósitos foram bem administrados:

Adoração = “Eu te glorifiquei na terra, completando a obra que me deste para fazer”(João 17.4 NVI).

Evangelismo = “E agora, Pai, glorifica-me junto a ti, com a glória que eu tinha contigo antes que o mundo existisse”(João 17.5 NVI).

Discipulado = “Pois eu lhes transmiti as palavras que me deste, e eles as aceitaram. Eles reconheceram de fato que vim de ti e creram que me enviaste”(João 17.8 NVI).

Comunhão = “Enquanto estava com eles, eu os protegi e os guardei no nome que me deste. Nenhum deles se perdeu, a não ser aquele que estava destinado à perdição, para que se cumprisse a Escritura”(João 17.12 NVI).

Serviço = “Assim como me enviaste ao mundo, eu os enviei ao mundo”(João 17.18 NVI).