Cuidando das Pessoas como Jesus - Pr. Jadai Silva de Souza

Introdução: Nós devemos ser uma igreja comunitária e amorosa antes de construirmos um prédio para a glória de Deus. Assim devemos ter compromissos uns com os outros conforme nos ensina o Senhor Jesus em Mateus 25.31-46. Estamos em nossa quinta semana da campanha IMPACTAR e é bom que nos lembremos de nossas prioridades resumidas no acróstico. Com elas podemos nos concentrar no desafio de amar a Deus e as pessoas:

Intercessão – Você está orando regular e sistematicamente pelos perdidos? Suas orações individuais e coletivas contemplam as necessidades da IBJI?

Ministério – Você está esperando, vigiando e trabalhando para Jesus enquanto ele não retorna? Sua vida está mobilizada para o serviço do Mestre através da IBJI?

Proclamação – Você está envolvido na proclamação do Evangelho na comunidade onde vive? Sua vida está subordinada as metas que Jesus estabeleceu para que sejamos suas testemunhas?

Adoração – Você está adorando ao Senhor através de seu estilo de vida? Sua participação nas celebrações tem sido compatível com as ações de um verdadeiro adorador?

Cuidado – Nosso foco de hoje é o cuidado pelas necessidades dos nossos semelhantes sejam eles membros da IBJI ou não. Deus espera que expressemos nosso amor ao próximo através do envolvimento na resolução de suas necessidades.

Em nossa passagem bíblica de hoje observamos que o Senhor nos adverte a respeito do julgamento que será realizado por ocasião de sua Segunda Vinda. Todos os seres humanos serão julgados e o Senhor fará justiça rápida e contundente. O critério principal será: o modo como cuidamos das pessoas necessitadas. Ainda que o evangelista não mencione a expressão parábola fica latente aos nossos olhos a natureza parabólica deste trecho de Mateus:

“Quando o Filho do homem vier em sua glória, com todos os anjos, assentar-se-á em seu trono na glória celestial. Todas as nações serão reunidas diante dele, e ele separará umas das outras como o pastor separa as ovelhas dos bodes”(Mateus 25.31-32 NVI).

Alguns preferem ver uma grande metáfora onde uma analogia é feita procurando alertas os crentes sobre a maneira como devem preparar-se para enfrentar o dia do Grande Julgamento. O texto começa falando de um tempo futuro que Jesus, o Filho do Homem, retornará majestoso acompanhado de todos os anjos. Esta Segunda Vinda de Jesus terá propósitos bem definidos: a) Jesus assentará no seu trono de Glória; b) Jesus terá diante de si todas as nações; c) Jesus separará os bons dos maus.

I – Uma Chamada Para um Relacionamento: VENHA!

O autor usa a imagem de um pastor que separa do meio dos cabritos as ovelhas. Nos campos de Israel, as ovelhas e os cabritos viviam juntos; porém, as ovelhas tinham alto valor, e os cabritos, pouco valor. O conceito do Juiz como pastor parece ecoar a metáfora de Ezequiel e indica a natureza divina tanto do ensino quanto do julgamento: “Quanto a você, meu rebanho, assim diz o Soberano, o SENHOR: Julgarei entre uma ovelha e outra, e entre carneiros e bodes”(Ezequiel 34.17 NVI).

“E colocará as ovelhas à sua direita e os bodes à sua esquerda”(Mateus 25.33 NVI)

1) As Ovelhas do Bom Pastor.

“O porteiro abre-lhe a porta, e as ovelhas ouvem a sua voz. Ele chama as suas ovelhas pelo nome e as leva para fora. Depois de conduzir para fora todas as suas ovelhas, vai adiante delas, e estas o seguem, porque conhecem a sua voz”(João 10.3-4 NVI).

a) As ovelhas que ouvem a voz do Pastor e o obedecem.

b) As ovelhas que serão colocadas à direita de Jesus, lugar de honra e destaque. O cristão serviçal, a ovelha, não deve ter medo pois será colocado por Jesus a sua direita e receberá do Senhor uma calorosa saudação.

2) Os Benditos do Pai Celeste.

“Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: ‘Venham, benditos de meu Pai! Recebam como herança o Reino que lhes foi preparado desde a criação do mundo”(Mateus 25.34 NVI).

a) São aqueles que o Pai deu a Jesus.

“As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. Eu lhes dou a vida eterna, e elas jamais perecerão; ninguém as poderá arrancar da minha mão. Meu Pai, que as deu para mim, é maior do que todos; ninguém as pode arrancar da mão de meu Pai”(João 10.27-29 NVI).

b) São aqueles que têm acesso ao Reino.

c) São aqueles que tomam posse da herança.

O que nos torna estas ovelhas benditas do Senhor? O que nos tornará aptos e aprovados no Grande Julgamento? Por que servir ao próximo é uma bênção para o cristão? Não seria o oposto?

Nesta passagem que trata do grande julgamento, aprendemos que a base pela qual seremos avaliados(ou julgados) por Deus é a vida frutífera em boas obras que são características exteriores da presença do Senhor Jesus no coração daquele que honestamente crê nEle. Lembre-se somos salvos para realizar boas obras e não porque as realizamos. Servir ao próximo é uma bênção!

II – Uma Chamada Para uma Vida Útil: SIRVA!

“Pois eu tive fome, e vocês me deram de comer; tive sede, e vocês me deram de beber; fui estrangeiro, e vocês me acolheram; necessitei de roupas, e vocês me vestiram; estive enfermo, e vocês cuidaram de mim; estive preso, e vocês me visitaram’. “Então os justos lhe responderão: ‘Senhor, quando te vimos com fome e te demos de comer, ou com sede e te demos de beber?”(Mateus 25.35-37 NVI).

É claro que você conhece diversas realidades onde pessoas possuem necessidades. É claro que o seu coração, assim como o meu, às vezes reluta em ajudar ou fazer o bem porque temos medo de ser enganados ou explorados. É claro também que não nos cabe a função de julgar se o indivíduo está mentindo ou tentando nos enganar. O que fazer? Não seja omisso! Faça o bem! Procure ajudar porque se você for enganado não será condenado por isso. Encontramos nestes versículos algumas expressões visíveis do cuidado que devemos ter pelo próximo:

1) Devemos servir a Jesus através da oferta de alimentos aos famintos.

2) Devemos servir a Jesus através da oferta de água aos sedentos.

3) Devemos servir a Jesus através da oferta de hospitalidade aos forasteiros.

4) Devemos servir a Jesus através da oferta de roupas e provisões aos mais pobres.

5) Devemos servir a Jesus através da oferta de ajuda, remédios, visita e oração pelos enfermos.

6) Devemos servir a Jesus através da oferta de ajuda, solidariedade, visita e evangelização aos prisioneiros.

Isso nos livrará da condenação no grande julgamento que será realizado na Segunda Vinda de Jesus, cujo dia e hora não sabemos e, por esta razão, nos mantém preparados desde já. Esta é uma questão fundamental: o dia do acerto de contas é uma incógnita e por este simples detalhe, somos desafiados a mantermos nossas vidas sempre dentro do padrão aceitável por Deus. Isto exige vigilância, sobriedade, envolvimento contínuo nas necessidades de nossos semelhantes. Mais importante do que a alegria que sentimos quando podemos ajudar alguém ou a alegria que proporcionamos aqueles a quem ajudamos é o sentimento que produziremos no coração do nosso Rei quando ele contemplar o nosso rosto e puder nos reconhecer como benditos.

III – Uma Chamada Para o Descanso: DESFRUTE!

O Senhor nos dará uma dupla alegria: seremos separados dos maus e tomaremos posse definitiva da herança prometida por Jesus. Nós podermos comemorar antecipadamente a vitória sobre a morte e sobre o pecado quando servimos a Deus através do cuidado dos nossos semelhantes. O servir é uma bênção e seremos chamados de benditos quando o Senhor nos separar dos maus e nos convidar a adentrarmos as mansões celestiais. Sim amados o servir é uma bênção porque ele não é um fim em si mesmo, antes ele é um meio de irmos aperfeiçoando a obra que transformação que o Senhor já deu início na cruz. Deus espera que cada um de nós seus servos o sirvamos com alegria.

1) Os Justos serão Abençoados com a Vida Eterna.

“Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: ‘Venham, benditos de meu Pai! Recebam como herança o Reino que lhes foi preparado desde a criação do mundo”(Mateus 25.34 NVI).

a) Ovelhas = justos = os que temem a Jesus e o obedecem neste mundo.

b) Vinde = Direita = Reino = Deus = Vida Eterna.

2) Os Injustos serão Castigados com o Tormento Eterno.

“Então ele dirá aos que estiverem à sua esquerda: ‘Malditos, apartem-se de mim para o fogo eterno, preparado para o Diabo e os seus anjos”(Mateus 25.41 NVI).

a) Bodes = injustos = os rejeitam a Jesus neste mundo.

b) Apartai-vos = Esquerda = Fogo Eterno = Diabo = Castigo Eterno.

“E estes irão para o castigo eterno, mas os justos para a vida eterna”(Mateus 25.46 NVI).

Sim eu creio nisto e você? Deus não nos permitirá a convivência eterna com aqueles que o desobedecem e isto é uma bênção. Nada deveria nos entristecer mais do que a desobediência, assim como nada deveria nos alegrar mais do que a obediência. Ambos os comportamentos terão suas recompensas os obedientes serão aprovados e os desobedientes já estão reprovados na medida em que permanecem rebeldes contra o Senhor e sua vontade.

Conclusão: Alguns destes desobedientes tentarão justificar sua inércia dizendo que o Senhor nunca chegou à sua porta nu, com sede ou com fome e a resposta que Jesus dará a estas desculpas está registrada nos versos 41-46 que descrevem aspectos do inferno e da condenação eterna situação a ser enfrentada pelos desobedientes. Eu e você e quantos queiram obedecer a Jesus não precisamos ter dúvidas em relação ao fato de que Deus cumpre o que promete. À vontade de Deus para nossas vidas é que estejamos engajados diariamente na recuperação do semelhante seja atendendo nas necessidades físicas ou nas espirituais. Assim não devemos servir o semelhante porque isto nos dará alguma vantagem pessoal seja nesta vida ou na eternidade. Que seja o serviço prestado uma forma de agradecermos a Deus pela bênção da salvação e também uma maneira de demonstramos de modo prático o amor que temos por Deus e pelo nosso próximo.
.
.
http://www.jadai.net/news.php?readmore=11