Lição 02... EU SOU A LUZ DO MUNDO


JOÃO 8.12
LOCALIZE-SE
Jesus, ao afirmar: "Eu sou a luz do mundo", inicia um longo discurso que acaba provocando os fariseus (8.12-59). Em seguida, Jesus cura um cego de nascença e o escândalo aumenta ainda mais. Os judeus, à época de Jesus, acreditavam que uma doença congênita era maldição de Deus e uma punição em razão. do pecado das gerações anteriores. Os fariseus compreenderam a cura do cego como uma blasfêmia e uma afronta contra Deus. Em outras palavras, os fariseus estavam a perguntar: "Mas quem é esse camarada que pensa que pode mudar o decreto de Deus? Como ousa suspender um juízo de Deus e libertar este cego da maldição?".
APRENDA
Na verdade, a ênfase deste texto está no contraste entre luz e trevas, e a cura do cego é um meio de Jesus ilustrar sua afirmação sobre a luz do mundo. O contraste entre luz e trevas é característico do apóstolo João (leia 1.4-9; 3.19; 1Jo 1.5-7), e é uma metáfora com significados espirituais. As trevas identificam aqueles que estão sob o controle do mal, vivendo em rebeldia e desacordo para com Deus. Já a luz, identifica aqueles que vivem d e acordo com a vontade de Deus, pois que já foram Iibertos dos poderes do mal (8.31-36). Nesse caso, o cego representa aquele que andava em trevas, mas que Jesus trouxe para a luz.
Aliás, trazer alguém para a luz, somente Jesus pode fazer, pois que Ele é a luz do mundo. Um dos problemas dos fariseus era a confiança nas tradições religiosas, que os impediu de reconhecerem Jesus como a luz do mundo. O texto é claro em afirmar que somente a confiança em Jesus aproxima alguém de Deus e que as pessoas nada podem fazer para que alcancem a luz. Ou confiam em Jesus e são libertas da escuridão, ou confiam em si mesmas e em suas tradições religiosas e permanecem em trevas. Os fariseus fizeram a segunda opção e Jesus os chamou de cegos (9.39-41).
PRATIQUE
A Bíblia diz que Jesus veio para dar vista aos cegos (Lc 4.18), e este cego de nascença é um exemplo vivo do amplo significado desta expressão: não apenas restaurar a visão, mas principalmente trazer pessoas para o reino da luz. (1 Pedro 2.9).
1. Você acredita que Jesus ainda faz isso hoje? Como?
2. Quais são alguns obstáculos que existem entre as pessoas e a luz?
3. Como ajudar uma pessoa que está em trevas a conhecer a luz?
ANOTAÇÕES