Lição 04... EU SOU O BOM PASTOR


JOÃO 10.11,14
LOCALIZE-SE:
Os fariseus eram o grupo mais radical do judaísmo e, certamente, os maiores oponentes ao ministério terreno de Jesus. Sua distorcida interpretação da Lei de Moísés batia de frente contra a mensagem de Jesus. A postura religiosa dos fariseus pode ser resumida nas seguintes afirmações:
1. Os fariseus transformaram suas convicções em limites para a atuação de Deus. O caso do cego de nascença. (João 9) é um bom exemplo disso, pois denuncia que os fariseus não acreditaram no milagre porque não se enquadrava em sua teologia.
2. Os fariseus não conseguiam ver a diferença entre o espírito e a letra da Lei. As disputas sobre se o sábado foi criado para o homem ou o homem para o sábado (Marcos 2.27) confirmam esta incapacidade farisaica.
3. Os fariseus supervalorizavam a aparência em detrimento da essência: lavavam somente o lado de fora do copo (Lucas 11.39). Geraram dois brocados populares:
"Por fora bela viola; por dentro, pão bolorento"; e "Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço" (Mateus 23.3).
4. Os fariseus criaram um modelo religioso opressivo. Jesus os repreende dizendo que eles se julgaram no direito de legislar e criavam leis pesadas demais, para os outros (Mateus 23.4).
Enfim, os fariseus desenvolveram um relacionamento com Deus na base do "toma lá, dá cá". Criaram um sistema de obrigações religiosas e julgaram que Deus, por sua vez, tinha obrigação de e somente abençoaria os corretos e perfeitos.
APRENDA
Esta perspectiva religiosa farisaica desfere um tiro no coração do Evangelho. O Evangelho diz que alguém deveria satisfazer a justiça de Deus para que todos pudessem receber o favor de Deus, e afirma que Jesus foi este perfeito obediente que conquistou a benção de Deus para todas as pessoas (2 Coríntios 5.19,21). Agora, as pessoas são abençoadas por Deus não porque tenham méritos, como pretendiam os fariseus, mas porque Deus, em função do seu amor e misericórdia, resolveu aceitar o sacrifício de Jesus na cruz, e nos fez. Herdeiros de sua justiça. Por isso é que o Evangelho diz que as pessoas são salvas pela fé em Jesus. e não pelas boas obras (Efésios 2.8,9).
Isso nos explica a palavra de Jesus:
Eu sou o bom pastor. Ele estava se comparando com os fariseus. Os fariseus eram líderes religiosos que oprimiam os rebanhos: roubavam, matavam e destruíam em -benefício próprio. Jesus, pelo contrário, deu a sua vida pelas ovelhas - morreu na cruz para satisfazer a justiça de Deus e agora pode dar vida completa a todos os que nele crerem. (João 10.10).
PRATIQUE
1. Jesus disse que deveríamos tornar cuidado com o fermento dos fariseus (Marcos 8.15). Como, então, esta religiosidade farisaica se manifesta hoje?
2. Se é verdade que Jesus nos liberta do peso da religiosidade farisaica (Mateus 11.28-30), isto significa que podemos viver do jeito que bem entendermos?
ANOTAÇÕES