Batimo no Espírito Santo

...... A Doutrina

...... da Igreja de Cristo

.

...... Introdução

.

...... A Igreja Verdadeira

...... A Origem da Igreja

...... A Definição de Igreja

...... Batismo no Espírito Santo

...... A Grande Comissão

...... As Ordenanças da Igreja

...... Disciplina na Igreja

...... Governo e Oficiais da Igreja

...... O Plano Financeiro da Igreja

...... A Noiva do Senhor

.

...... Características das Igrejas Batistas:

...... (1) Características: Ceia e Perseguição

...... (2) Características: Cristo Fundador e a Bíblia

...... (3) Características: Ordem Doutrinária e Imersão

...... (4) Características: Membros Iguais e Sustento Pastoral

...... (5) Características: Antiguidade e Sucessão dos Batistas

...... (6) Características: Segurança Eterna dos Salvos

...... (7) Características: O Domingo e não o Sábado

...... (8) Características: A Autoridade da Igreja Local

.

BATISMO NO ESPÍRITO SANTO

INTRODUÇÃO

Mateus 3:11, Marcos 1:8, Lucas 3:16, João 1:33, Atos 1:5, 11:15-16. Estas seis passagens são as únicas na Bíblia que falam do Batismo no Espírito Santo. Há mais duas que descrevem o Batismo no Espírito Santo, Atos 2:1-13, 10:44-48.

IDEIAS FALSAS DO BATISMO NO ESPÍRITO SANTO

1. O Batismo no Espírito Santo para muita gente (Pentecostal) é uma coisa que vem após a salvação chamado a segunda bênção ou a santificação inteira. O povo que acredita nisto diz que recebe os dons espirituais e/ou a exterminação de pecado inteiramente da vida. Só pensar nisto por um minuto mostra que não pode ser a verdade sobre a vida do crente ainda no mundo. A exterminação da natureza velha e pecaminosa do crente é uma coisa ridícula, porque a Bíblia diz que é uma impossibilidade enquanto estamos nesta carne. I João 1:8-10, 2: 1-2 fala que o salvo que acha que não peca mais (claro que o salvo não tem prazer em pecar) está se enganando e mentindo. O Apóstolo Paulo negou isto em Romanos 7. O pensamento do Apóstolo Paulo sobre a sua vida mostra esta grande verdade. Cedo no ministério de Paulo, ele disse de si mesmo que era o menor dos Apóstolos (I Cor. 15:9), mais tarde ele disse de si mesmo que era o mínimo de todos os santos (Efés. 3:8), e no fim da vida dele, ele disse de si mesmo que era o principal dos pecadores (I Tim. 1:15). O mais perto que o salvo anda com Cristo, o mais que reconhece seus pecados.

Outras vezes a gente carismática (pentecostal) diz que quando o crente é batizado no Espírito Santo que recebe os dons espirituais (falar nas línguas estranhas, curar doenças, expulsar demônios, receber visões, profecias e ciências). Nenhuma pessoa pode negar que Deus deu-os a sua igreja daquela época, mas dizer que é para hoje em dia não está certo. Porque Deus deu-os então? O Novo Testamento não estava escrito ainda naquele tempo e Deus deu estes dons a sua igreja daquele tempo para autenticar, dedicar, aprovar, e autorizar sua primeira igreja no mundo até chegasse a Bíblia escrita e completa. Não é preciso mais estes dons porque agora temos o Novo Testamento completo para autenticar e identificar a igreja verdadeira de Cristo e a sua doutrina. É isto mesmo que Cristo prometeu fazer em João 16:12-15 e o Apóstolo Paulo diz que estes dons espirituais iam cessar quando o Novo Testamento seria escrito em I Coríntios 13:8-11. O Novo Testamento está escrito, portanto sabemos que os dons espirituais já cessaram e temos tudo necessário (o Velho e Novo Testamentos) para autenticar a igreja de Cristo e sua doutrina.

2. O Batismo no Espírito Santo para outra gente acontece quando a pessoa é salva. Eles dizem que o Batismo no Espírito Santo é igual a regeneração do Espírito Santo e que ele acontece no mesmo instante da salvação. Quando a pessoa é regenerada (dizem eles) se torna membro (na hora da salvação) da igreja universal invisível.

Vamos examinar isto para ver o que Deus diz. Além de não existir esta igreja chamada universal invisível no Novo Testamento, não encontra no Novo Testamento um crente individualmente (sozinho) que foi batizado no Espírito Santo, mas sempre um grupo de crentes. Está confundindo a salvação e o batismo no Espírito Santo. Há algumas diferenças entre o Batismo no Espírito Santo e a salvação ou a regeneração. O Batismo no Espírito Santo era para autenticar, dedicar, autorizar e dar poder a igreja verdadeira de Cristo, que era um grupo de crentes. A obra do Espírito Santo no Novo Nascimento é para a salvação dum pecador individual dos seus pecados. O Batismo no Espírito Santo é dum grupo de crentes (uma assembléia de Cristo - Atos 2), mas a salvação (regeneração) é de um pecador individual. O Batismo no Espírito Santo é visível, audível e externo; mas a obra de salvação (novo nascimento) é invisível, silenciosa e interna. Até os elementos destas coisas são diferentes. Jesus Cristo batizou sua igreja no Espírito Santo, na obra do novo nascimento o Espírito Santo usa a Palavra de Deus para a salvação. Mas, para ser membro duma igreja batista tem que se batizar em água. Como um crente precisa ser batizado só uma vez verdadeiramente em água (não será repetido), da mesma forma a igreja de Cristo (que é uma assembléia local e visível) foi batizada uma vez só no Espírito Santo (não precisa ser repetido), porque uma vez dá para sempre.

O PROPÓSITO DO BATISMO NO ESPÍRITO SANTO

Atos 1:3-5, 8. Cristo prometeu dar a sua igreja, que Ele tinha fundado e organizado já, o poder (habilidade) em abundância para fazer o trabalho dele, (pregar o evangelho a toda criatura, guardar as ordenanças e ensinar todo o conselho de Deus), até a consumação dos séculos. Ela recebeu este poder no dia de Pentecostes. O Espírito encheu a igreja de Cristo naquele dia e ainda Ele está com ela dando este poder para cumprir a vontade dele na terra. Não há outra razão porque ela ainda está na terra além desta. O mundo e as religiões falsas tentaram acabar com ela, mas pela promessa de Deus e o poder do Espírito Santo não podem. Ele prometeu estar com sua igreja e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. O Espírito Santo está com a igreja de Cristo de uma maneira especial que Ele não está com as igrejas falsas. O Espírito Santo habita em toda pessoa salva (apesar da igreja falsa dela), mas Ele tem nada haver com as igrejas falsas. O Espírito Santo entrou e mora na igreja verdadeira de Cristo desde o dia de Pentecostes e não sai mais dela.

Nota a promessa. (1) João O Batista tinha falado que Jesus ia batizar sua igreja no Espírito Santo em Mateus 3:11. Atos 1:4 diz que Jesus mandou sua igreja não sair de Jerusalém, mas aguardar a promessa do Espírito Santo. (2) "Não muito depois destes dias" aconteceu exatamente que Jesus tinha prometido. O Espírito Santo encheu a igreja verdadeira de Cristo. Jesus disse (Atos 1:8) que a igreja dele ia ser testemunhas em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra. Foi isto mesmo que começou acontecer no dia de Pentecostes. Foi isto mesmo que a primeira igreja fez no dia de Pentecostes, pregar as grandezas de Deus na própria língua dos povos e ela batizou os novos convertidos em água. Então foi Deus dando o poder para a igreja que Cristo tinha fundado já durante o seu ministério.

A MORADA DIVINA E TERRESTRE

Vamos examinar o exemplo do Velho Testamento. A igreja do Novo Testamento (local visível) é chamada; o templo de Deus (I Coríntios 3:16-18), a morada de Deus (Efésios 2:22), o edifício de Deus (I Coríntios 3:9), e a casa de Deus (I Timóteo 3:15). Deus sempre teve uma morada terrestre, (tabernáculo e templo), e ainda tem (igreja verdadeira de Cristo), onde Ele encontra seu povo e faz seu trabalho através dela. Ele era sempre o cabeça da sua casa terrestre e ainda é! A igreja verdadeira batista é a casa espiritual terrestre dele. (Efésios 2:19-22).

1. Exemplo do Tabernáculo do Velho Testamento. Deus mandou Moisés construir o Tabernáculo segundo o seu plano. Quando Moisés já tinha construído todo o tabernáculo, ele fez um holocausto (sacrifício), Deus aceitou o trabalho de Moisés (porque era exatamente segundo o plano dele), e encheu sua casa com sua glória. (Êxodo 40:16-35) Da mesma forma Deus mandou Cristo para edificar sua igreja (durante o seu ministério público) e quando foi edificada Cristo sacrificou-se a si mesmo na cruz, Deus aceitou a igreja feita por Cristo e encheu ela com seu Espírito no dia de Pentecostes.

2. Exemplo do Templo do Velho Testamento. Deus mandou Salomão construir o templo do material preparado pelo Rei Davi. Quando Salomão tinha feito o templo todo ele fez holocausto (sacrifício), Deus aceitou o trabalho dele e encheu o templo com seu Espírito. (I Reis 8:1-11) Da mesma forma Deus mandou Cristo edificar sua igreja do material preparado por João O Batista (durante seu ministério público) e quando foi edificada Cristo sacrificou-se a si mesmo na cruz, Deus aceitou a igreja feita por Cristo e encheu ela com seu Espírito no dia de Pentecostes.

CONCLUSÃO

Há um só batismo que resta para nós hoje em dia (Efésios 4:5) e não é o batismo no Espírito Santo, mas sim em água. O batismo em água é a entrada da igreja verdadeira batista de Cristo que uma vez foi batizada no Espírito Santo. Ela é a morada terrestre de Deus onde Ele encontra seu povo de uma maneira especial, e é através dela que Ele faz seu trabalho aqui na terra. Ela é aprovada, dedicada, autorizada, autenticada e abençoada pelo Espírito Santo. É uma grande bênção fazer parte dela. Deus nos ajude ser fiéis nela.