A Definição de Igreja

...... A Doutrina

...... da Igreja de Cristo

.

...... Introdução

.

...... A Igreja Verdadeira

...... A Origem da Igreja

...... A Definição de Igreja

...... Batismo no Espírito Santo

...... A Grande Comissão

...... As Ordenanças da Igreja

...... Disciplina na Igreja

...... Governo e Oficiais da Igreja

...... O Plano Financeiro da Igreja

...... A Noiva do Senhor

.

...... Características das Igrejas Batistas:

...... (1) Características: Ceia e Perseguição

...... (2) Características: Cristo Fundador e a Bíblia

...... (3) Características: Ordem Doutrinária e Imersão

...... (4) Características: Membros Iguais e Sustento Pastoral

...... (5) Características: Antiguidade e Sucessão dos Batistas

...... (6) Características: Segurança Eterna dos Salvos

...... (7) Características: O Domingo e não o Sábado

...... (8) Características: A Autoridade da Igreja Local

.

A DEFINIÇÃO DA IGREJA DO SENHOR JESUS CRISTO

INTRODUÇÃO

Mateus 16:18-20, Efésios 3:21. O Senhor Jesus Cristo tem uma igreja aqui no mundo e isto ninguém nega. Mas, as qualidades, o caráter, a composição, e a definição dela é muito discutido e mal entendido. A igreja de Jesus Cristo tem que ser importante, porque por ela Cristo recebe sua glória.

Toda a Cristandade Protestante ensina que a palavra “ igreja “ tem um significado duplo no Novo Testamento. Ela diz que a palavra igreja significa uma igreja universal invisível e local visível ao mesmo tempo. A Bíblia anotada por C.I. Scofield chama a igreja universal invisível, a igreja verdadeira. ( Veja a notação em Hebreus 12:23 ). Parece que ele acha que a igreja local visível é a igreja desprezível ou até falsa. Mas, o povo que prega esta igreja universal invisível só não concorda no que é na realidade. Alguns deles dizem que a igreja verdadeira é composta de todos os salvos do dia de Pentecostes até a primeira ressurreição e outros dizem que ela é composta do número total dos salvos de Adão até o fim do mundo. Os pastores que não concordam com isto são chamados os fanáticos desencaminhados.

Não importa o que eles acham, mas só que a Palavra de Deus fala. Muito deles sabem melhor do que isto, mas não podem mudar sua doutrina errada agora por causa da missão da qual fazem parte e da qual recebem seu sustento. Se admitirem agora seu erro, teriam que sair da missão deles. Nada é melhor do que ficar com Deus e sua Palavra. Deus nos ajude ter bastante coragem para seguir as Escrituras apesar de tudo!

A Bíblia fala que há um só corpo ( tipo de igreja ) de Cristo aqui no mundo ( Efésios 4;4 ) e que ela não pode ser universal nem invisível pelo significado da palavra “ igreja “. ( Veja o livro escrito por Milburn Cocknell A procura da igreja Universal invisível” ) Vamos agora examinar as escrituras Divinas para ver como é que fica a definição da igreja verdadeira de Cristo.

O USO MUNDANO E SECULAR DA PALAVRA “ IGREJA ”

1. O USO CATÓLICO – A igreja Católica ensina que a igreja é universal visível, composta de todas as pessoas católicas na terra. A igreja (segundo ela) é uma hierarquia com o Papa como o cabeça da igreja a toda. Sabemos que não pode ser a verdade porque Cristo não edificou sua igreja sobre Pedro ou nenhum outro homem, mas, sim sobre a Pedra Principal da Esquina, que é o Senhor Jesus Cristo mesmo.

2. O USO PROTESTANTE – A igreja Protestante ensina que a igreja é universal invisível composta de todas as igrejas de qualquer tipo, e que elas são uma igreja só. Como é que esta igreja universal invisível possa ser a coluna e firmeza da verdade quando tem dentro dela tanta variedade de doutrina e falsidade? Ela não preservou a verdade nem preserva-a agora, mas está negando muita doutrina bíblica, e diz que é a igreja verdadeira!? A igreja universal invisível é a invenção dos protestantes para justificar sua existência! Todas elas e seus cabeças ( quase todos eles era ex-padres ) saíram da igreja católica com o batismo dela e tiveram que evitar esta verdade de qualquer maneira. A igreja universal invisível é uma invenção humana para evitar a única conclusão que podemos tomar elas não tem direito para existir porque vem duma fonte corrompida que é a igreja católica! Esta igreja universal invisível começou com os reformados protestantes. Estes reformadores deviam ter deixado sua heresia e recebido o batismo da igreja de Cristo mesmo em vez de começar novas igrejas não autorizadas por Cristo.

3. O USO de identificar uma denominação de igrejas. Igrejas são locais e particulares

4. O USO que fala do prédio onde a Igreja se reúne. Uma igreja não é um prédio, mas um grupo de pessoas.

5. O USO BÍBLICO – Uma igreja é um corpo de Cristo local e visível. Cristo tem muitas igrejas na terra, mas só um tipo de igreja. Uma igreja verdadeira é uma coisa visível ( particular ) que pode se reunir num local certo!

A PALAVRA “ IGREJA ” DO NOVO TESTAMENTO

1.O Senhor Jesus Cristo falou a palavra igreja, na língua grega, a língua original do Novo Testamento, a palavra traduzida igreja é Ekklesia, aos seus discípulos sem explicar o significado da palavra a eles. Porque? Porque era uma palavra bem usada e entendida no tempo dos apóstolos. O Uso comum daqueles dias era ajuntamento, assembléia, reunião, congregação, e sessão. Jesus não falaria a palavra igreja com novo significado sem explicar bem o novo significado. Se Ele falasse esta palavra igreja sem explicar o novo significado nenhum dos apóstolos entenderia a palavra corretamente. Mas, eles entenderam sem explicação nenhuma, provando que Jesus não mudou o significado da palavra igreja entendida.

Alguns protestantes, e infelizmente alguns batistas também, estão dizendo que a palavra igreja só significa “ os chamados por Deus”, e dizem que os eruditos concordam com eles. Mas, o problema é que não é verdade. O Léxico Grego dá o seguinte significado da palavra ekklesia; “uma assembléia do povo convocado no lugar publico de conselho para o propósito de tratar assuntos públicos”. Então, a palavra igreja significa mais do que só os chamados por Deus. Uma igreja de Cristo é uma assembléia dos chamados por Deus e batizados segundo as Escrituras num lugar local e visível com o propósito de fazer a vontade do eu cabeça Jesus Cristo aqui na terra.

2. O exemplo bíblico do uso da palavra igreja no Novo Testamento é Atos 19:32, 39, 41. A palavra traduzida ajuntamento nestes três versículos é a mesma palavra ( ekklesia ) que é traduzida igreja no resto do Novo Testamento. Estes três versículos se referem ao ajuntamento grego e público dos cidadãos na cidade de Efésio. Foi ma assembléia local e visível de pessoas reunidas para tratar os assuntos do povo. Portanto, o Novo Testamento mesmo dá o significado correto da palavra igreja. Este é o único significado que achamos no Novo Testamento. Uma igreja universal visível nem invisível pode satisfazer a definição bíblica da palavra igreja. A igreja universal invisível nunca se reúne, nem glorifica a Cristo, nem guarda as ordenanças corretamente, nem prega todo o conselho de Deus.

CONCLUSÃO

A igreja verdadeira do Senhor Jesus Cristo é um corpo local e visível de Cristo de uma constituição doutrinária definida. Isto é indispensável para ser uma igreja verdadeira de Cristo. Só assim ela pode guardar a unidade do Espírito. ( Efésios 4:3 ) Foi por isto mesmo que Cristo fundou sua igreja, guardar a unidade do Espírito que é a “ fé que uma vez foi dada aos santos”. Esta igreja chamada a igreja universal invisível não pode fazer isto, nem tem feito, mas ela é a morada de todo tipo de maldade e heresia. A igreja verdadeira de Cristo é a “coluna e firmeza da verdade”.