A Noiva do Senhor

...... A Doutrina

...... da Igreja de Cristo

.

...... Introdução

.

...... A Igreja Verdadeira

...... A Origem da Igreja

...... A Definição de Igreja

...... Batismo no Espírito Santo

...... A Grande Comissão

...... As Ordenanças da Igreja

...... Disciplina na Igreja

...... Governo e Oficiais da Igreja

...... O Plano Financeiro da Igreja

...... A Noiva do Senhor

.

...... Características das Igrejas Batistas:

...... (1) Características: Ceia e Perseguição

...... (2) Características: Cristo Fundador e a Bíblia

...... (3) Características: Ordem Doutrinária e Imersão

...... (4) Características: Membros Iguais e Sustento Pastoral

...... (5) Características: Antiguidade e Sucessão dos Batistas

...... (6) Características: Segurança Eterna dos Salvos

...... (7) Características: O Domingo e não o Sábado

...... (8) Características: A Autoridade da Igreja Local

.

A NOIVA DO SENHOR JESUS CRISTO

INTRODUÇÃO

"Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao Salvador; porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja; sendo ele próprio o salvador do corpo. De sorte que, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo sujeitas a seus maridos. Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, para santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra, para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível. Assim devem os maridos amar a suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo. Porque nunca ninguém aborreceu a sua própria carne; antes a alimenta e sustenta, como também o Senhor a igreja; porque somos membros do seu corpo. Por isso deixará o homem seu pai e sua mãe, e a unirá a sua mulher; e serão dois numa carne. Grande é este mistério: digo-o, porém, a respeito de Cristo e da igreja. Assim também vós cada um em particular ame a sua própria mulher como a si mesmo, e a mulher reverencie o marido", (Efésios 5:22-33).

Há muita confusão a respeito da Noiva do Senhor Jesus Cristo. A maioria desta confusão vem da doutrina da igreja universal e invisível. É uma necessidade para os que crêem na igreja universal invisível ter também uma noiva do mesmo jeito. Porque se não disserem que a noiva é todos os salvos, estariam negando seu direito para existir como uma igreja. Esta conclusão é inevitável. Se a doutrina da igreja é errada, também a doutrina da noiva será errada. Se achar que todos os tipos de igreja compõem esta igreja supostamente chamada universal invisível, também a noiva de Cristo teria que ser do mesmo jeito. Mas, se achar que a igreja verdadeira é uma igreja batista local e visível que ainda está praticando a Palavra de Deus e guardando as ordenanças fielmente, a noiva de Cristo seria tão diferente. Se é a verdade que Deus tem um galardão especial para os membros fiéis das igrejas verdadeiras, tem que ser que os salvos que não fazem parte de uma igreja verdadeira não receberão este galardão. Porque não receberão? Porque não sujeitaram-se à sua autoridade e seu batismo, nem dá glória a Cristo na sua igreja como Ele quer e manda, (Efésios 3:21). A passagem acima (Efésios 5:22-33) fala que a noiva de Cristo é a sua igreja, o tipo de igreja somente que Ele tem. Vale a pena servir O Senhor Jesus Cristo na sua igreja, porque há um galardão especial para ela. Vamos ver!

AS IDEAS FALSAS DA NOIVA DO CORDEIRO

1. Todos os salvos de todos os tempos. Muitos acham que a Noiva do Cordeiro consiste de todos os salvos de todos os tempos. Quer dizer, todos os salvos de Adão até ao fim. Mostraremos depois porque não pode ser.

2. Todos os salvos da Era do Evangelho. Outros acham que a Noiva do Cordeiro consiste de todos os salvos do dia de Pentecostes até a primeira ressurreição. Também, mostraremos depois porque não pode ser.

3. Uma Denominação de Igreja ou Seita. Este povo identifica a Noiva do Cordeiro com sua denominação de igreja ou seita, como a igreja católica e a maioria das seitas fazem.

AS DUAS MULHERES ECLESIÁSTICAS DA BÍBLIA

O livro de Apocalipse (e a Bíblia toda) fala sobre duas mulheres eclesiásticas; A Grande Prostituta (Apocalipse 17) e A Noiva do Cordeiro (Apocalipse 19 e 21). Devemos notar e entender bem estas duas mulheres.

1. A Grande Prostituta. Ela é chamada, "Mistério, a grande Babilônia, a mãe das prostituições e das abominações da terra", (Apocalipse 17:4). Esta mulher é a igreja falsa e a noiva do Anticristo que está assentada sobre as multidões da terra. Ela está cheia de blasfêmias, abominações, imundícia, e prostituições. Ela tem derramado o sangue de milhões dos santos e está embriagada com o sangue deles. Ela prostituiu-se com os reis da terra, (controlando os reinos da terra e sendo a igreja estadual). Ela vem da religião pagã de Babilônia e Ninrode, (Gênesis 11 e 12). Porque ela é prostituta, tem filhas ilegítimas que são quase iguais a ela em muitas maneiras. Até ela tem as roupas da prostituta. Quem é? A Igreja Católica e suas filhas as Igrejas Protestantes. Para saber que é a verdade, é somente estudar a história humana e eclesiástica um pouco. Ela e suas filhas tem pervertido todas as doutrinas bíblicas, tem sido controladores dos reinos da terra (igrejas estaduais), todas elas vem da mesma fonte corrompida (a religião pagã de babilônia), as filhas dela nasceram duma prostituta e tem a maioria das coisas poluídas da sua mãe, todas elas tem perseguido a igreja verdadeira do Senhor Jesus Cristo e derramado o sangue dela com muito prazer e gozo diabólico. Esta é a igreja e a noiva de Satanás. Mas, a Grande Babilônia cairá um dia pelo poder do Deus Todo-Poderoso!

2. A Noiva do Cordeiro. Ela é chamada a Noiva e a Esposa do Cordeiro, (Apocalipse 19 e 21). Ela é uma virgem pura, (II Coríntios 11:2). Ela não é nada que a Grande Prostituta é. Agora examinaremos ela através da luz das Escrituras.

A NOIVA DO CORDEIRO

Apocalipse 19:1-9, 21:1-27. Esta passagem fala sobre a Noiva de Cristo. Vamos examinar estes versículos e outros a respeito dela.

1. A Noiva de Cristo é diferente do que a multidão em Apocalipse 19:6-7. Esta multidão dos salvos no céu estão falando sobre a Noiva de Cristo e dizendo que as bodas do Cordeiro veio. Então, a multidão não faz parte da noiva, mas é um grupo de pessoas diferente e separado da noiva. Por isso, a Noiva não pode ser todos os salvos.

2. A Noiva de Cristo é diferente do que os chamados à ceia das bodas em Apocalipse 19:9. Estes chamados são os convidados do Noivo para assistir o seu casamento. Não é necessário convidar a Noiva para assistir o seu próprio casamento. Por isto também, sabemos que a noiva de Cristo não é todos os salvos.

3. João O Batista fez diferença entre todos os salvos e a Noiva. Ele chamou-se a si mesmo o amigo do esposo em João 3:29. João O Batista disse que ele não fez parte da noiva de Cristo. Mais uma vez então, todos os salvos não podem ser a noiva.

4. A Nova Jerusalém será a morada eterna da Noiva do Cordeiro, (Apocalipse 21:2, 9-10, 23-24). Alguns salvos morarão fora da Nova Jerusalém, mas poderão visitar e andar nela. Isto mostra também que todos os salvos não consistem a noiva.

5. A Noiva De Cristo não pode ser todos os salvos do dia de Pentecostes até a primeira ressurreição. Simplesmente, porque a igreja do Senhor Jesus Cristo não é universal nem invisível. Segui-se então que a noiva nem é.

6. A Noiva de Cristo receberá galardão especial por causa da sua fidelidade, (Apocalipse 19:8, 3:4). Se não fizer diferença no céu, porque estamos tentando batalhar pela fé dada uma vez aos santos aqui neste mundo? Cristo galardoará sua Noiva especialmente.

7. A Noiva de Cristo é, então, o seguinte. A Noiva do Senhor Jesus Cristo está sendo preparada para dar em casamento, (II Coríntios 11:2, Efésios 5:22-33). Ela está prometida para o casamento; agora ela é a noiva do Senhor Jesus Cristo, mas um dia será a sua esposa.

Ela é uma virgem pura. Ela não tem se contaminada com as religiões falsas, nem sua doutrina, nem com o pecado deste mundo. Mas, ela tem preservada a doutrina dada a ela fielmente, e ficado separada das coisas do mundo por seu Noivo puramente. Ela não toca na imundícia de heresia nem do pecado deste mundo, nem deixa tudo isto tocar nela.

Ela está se aprontando para encontrar seu Noivo, (Apocalipse 19:7-8). Nestes versículos fala das justiças dela. As justiças dos santos aqui não podem ser a justiça imputada de Cristo na salvação. Nota que a Palavra de Deus diz as justiças, não a justiça. As justiças na língua grega nesta passagem significa "os atos justos dos santos".

A Palavra de Deus diz que ela "se aprontou para que se vestisse de linho fino, puro, e resplandecente; porque o linho fino são as justiças dos santos". Ninguém pode ser salvo dos seus pecados e entrar no céu para morar com Cristo sem o perdão de pecado e a justiça imputada por Jesus Cristo. Ele ganhou a salvação do pecador pela sua vida perfeita e sua morte na cruz. Cristo é nossa salvação pela fé. O pecador é salvo pela graça por meio da fé. As boas obras do pecador não salvam, nem ajudam salvar. A salvação do pobre pecador é totalmente pela graça de Deus. Mas, o contexto de Apocalipse 19:6-9 não é a salvação do pecador sem Cristo, é sim o galardão do crente em Jesus Cristo.

O crente em Cristo receberá seus galardões segundo a sua fidelidade a Cristo. O mais fiel o crente está, o melhor galardão receberá. A Noiva de Cristo serviu seu futuro Esposo segundo a vontade dele. Ela sujeitou-se a seu Noivo fielmente, serviu-o na sua igreja verdadeira, recebeu o seu batismo, sofreu a perseguição da Grande Prostituta, preservou a doutrina dele, e se separou puramente do pecado do mundo por Ele. Por isso, a Palavra de Deus diz que ela "se aprontou". Porém, ela receberá do seu Noivo um galardão especial.

A Noiva do Cordeiro se vestirá no céu na roupa de uma virgem, (Apocalipse 19:8). A roupa dela será de linho fino, puro, e resplandecente que significa ser branco e brilhante. (compara a roupa da Noiva com a roupa da Grande Prostituta). O linho fino, puro, e resplandecente é o símbolo das suas justiças. Ela terá esta roupa extraordinária para mostrar sua fidelidade a seu Esposo lá no céu. Jesus Cristo falou com a igreja em Sardo, "Mas também tens em Sardo algumas pessoas que não contaminaram seus vestidos, e comigo andarão de branco; porquanto são dignas disso. O que vence será vestido de vestes brancas". Estas pessoas são a Noiva de Cristo. Cristo falou dos membros fiéis de uma igreja verdadeira dele. Quem é a Noiva de Cristo então? Os membros fiéis de uma igreja batista verdadeira de Cristo. A Noiva de Cristo ama seu Noivo com todo o seu coração. Ela não é perfeita, mas está servindo Cristo como Ele quer e manda, e será galardoada por isto por seu Noivo!

"VIGIAI POIS, PORQUE NÃO SABEIS O DIA NEM A HORA

EM QUE O FILHO DO HOMEM HÁ DE VIR," Mateus 25:13.