A Origem da Igreja

...... A Doutrina

...... da Igreja de Cristo

.

...... Introdução

.

...... A Igreja Verdadeira

...... A Origem da Igreja

...... A Definição de Igreja

...... Batismo no Espírito Santo

...... A Grande Comissão

...... As Ordenanças da Igreja

...... Disciplina na Igreja

...... Governo e Oficiais da Igreja

...... O Plano Financeiro da Igreja

...... A Noiva do Senhor

.

...... Características das Igrejas Batistas:

...... (1) Características: Ceia e Perseguição

...... (2) Características: Cristo Fundador e a Bíblia

...... (3) Características: Ordem Doutrinária e Imersão

...... (4) Características: Membros Iguais e Sustento Pastoral

...... (5) Características: Antiguidade e Sucessão dos Batistas

...... (6) Características: Segurança Eterna dos Salvos

...... (7) Características: O Domingo e não o Sábado

...... (8) Características: A Autoridade da Igreja Local

.

A ORIGEM DA IGREJA DO SENHOR JESUS CRISTO

INTRODUÇÃO

Mateus 16:18 - Jesus disse que ia edificar Sua Igreja. Ele prometeu fazer isto! Quando Cristo promete fazer uma coisa, Ele faz mesmo! É possível que a promessa dele falhe? Nunca! O que Ele quer, Ele faz. Ele prometeu edificar sua igreja, portanto, sabemos com certeza que ela está aqui no mundo e estará até que Ele volte. Ele prometeu!

JOÃO O BATISTA

No Velho Testamento lemos a profecia de Deus que ia mandar João o Batista para ser o precursor do Messias, Jesus Cristo. (Isaías 40:3, Malaquias 3:3) No Novo Testamento lemos o cumprimento dela. (Mateus 3:3) A missão divina de João o Batista foi anunciar o Messias e preparar um povo para Ele. (João 1:6-8, Lucas 1:17) João o Batista foi enviado (comissionado) por Deus mesmo. Deus mandou ele para pregar o Evangelho e batizar os convertidos. João o Batista era o único homem autorizado para batizar no mundo naquele tempo. Não encontramos outro batismo na Bíblia autorizado por Deus. Temos que decidir, o batismo de João o Batista, é dos homens ou dos céus? Jesus fez esta pergunta aos fariseus e eles não quiseram responder, (Mateus 21:26-26), mas souberam a resposta certa. Claro que o batismo de João o Batista era e é de Deus, (João 1:29-34). Jesus reconheceu o batismo de João e aceitou-o quando foi batizado por ele. Todos os primeiros membros (os doze apóstolos) da primeira igreja em Jerusalém tiveram o Batismo de João o Batista também. Foi assim que João preparou um povo para Jesus Cristo. O Senhor Jesus Cristo formou sua primeira igreja em Jerusalém dos convertidos batizados por João o Batista. A igreja verdadeira de Cristo tem o batismo do Batista. Esta é a única igreja que tem. Todas as igrejas protestantes tem o batismo da igreja católica. Mas a igreja de Cristo nunca fez parte da igreja católica, portanto não é protestante, e nem tem o batismo dela. Ela começou com Jesus e tem o batismo de João o Batista. Sem dúvida nenhuma, esta é a igreja batista que tem o batismo de João.

A IGREJA DE CRISTO

A igreja de Cristo ( Batista ) tem o batismo de João o Batista.

1. Cristo foi batizado por João. ( Mateus 3:13-17 ) Ele andou quilômetros para se batizar por João. Porque o batismo do Batista era ( e é ) o único autorizado por Deus. A autoridade no batismo é muito importante.

2. Cristo formou sua igreja dos batizados por João o Batista, os Apóstolos. ( Atos 1:21-22, I Coríntios 12:28, Lucas 6:12-13 )

3. Cristo prometeu perpetuar sua igreja até que venha. ( Mateus 16:18, 28:18-20, I Coríntios 11:26 ) Portanto, sabemos que o batismo de João o Batista ainda está no mundo porque a igreja de Cristo ainda está no mundo. A pessoa que não tem este batismo não tem o batismo do Novo Testamento.

4. Jesus Cristo autorizou sua igreja fazer seu trabalho aqui deste mundo. (evangelizar, batizar, e ensinar todo o conselho de Deus ). Só ele tem esta autoridade de Cristo. ( Mateus 28:18-20,Efésios 3:21).

5. Qual é a igreja verdadeira que Cristo fundou e autorizou para fazer seu trabalho? Como é o nome dela? Ela tem o único nome dado por Deus na Bíblia, Batista. Deus chamou João “ O Batista”. Quando ele nasceu o nome dele era só João. ( Lucas 1:13, 63 ) Deus chamou ele O Batista porque era Batista. Não estou envergonhado para ser identificado como os batistas e ter o batismo deles, porque é o único reconhecido e autorizado por Deus. “ A esse glória na igreja, por Jesus Cristo, em todas as gerações, para todo o sempre. Amém. ( Efésios 3:21)

CONCLUSÃO

Meu caro leitor, é muito importante ter o batismo autorizado, aceitado, e aprovado pelo Senhor Jesus Cristo. Se não tem este batismo, não é batizado ainda, nem faz parte de uma igreja do Senhor Jesus Cristo. Nós devemos tentar agradar e imitar nosso Salvador Jesus Cristo como Ele manda e não como nós achamos certo. Cristo vai galardoar seu povo segundo a sua fidelidade, e Ele será o juiz da nossa fidelidade. O Senhor Jesus Cristo recebe a sua gloria através da igreja verdadeira dele, e queremos glorificar nosso mestre o melhor possível. Por isto, temos que procurar o batismo do Novo Testamento e servir nosso maravilhoso Salvador na igreja dele.