O Plano Financeiro da Igreja

...... A Doutrina

...... da Igreja de Cristo

.

...... Introdução

.

...... A Igreja Verdadeira

...... A Origem da Igreja

...... A Definição de Igreja

...... Batismo no Espírito Santo

...... A Grande Comissão

...... As Ordenanças da Igreja

...... Disciplina na Igreja

...... Governo e Oficiais da Igreja

...... O Plano Financeiro da Igreja

...... A Noiva do Senhor

.

...... Características das Igrejas Batistas:

...... (1) Características: Ceia e Perseguição

...... (2) Características: Cristo Fundador e a Bíblia

...... (3) Características: Ordem Doutrinária e Imersão

...... (4) Características: Membros Iguais e Sustento Pastoral

...... (5) Características: Antiguidade e Sucessão dos Batistas

...... (6) Características: Segurança Eterna dos Salvos

...... (7) Características: O Domingo e não o Sábado

...... (8) Características: A Autoridade da Igreja Local

.

O PLANO FINANCEIRO DA IGREJA DO SENHOR JESUS CRISTO

INTRODUÇÃO

Números 18:21-28, Malaquias 3:8-10. Estes versículos nos dá o mandamento de Deus sobre o Plano Financeiro da Igreja do Senhor Jesus Cristo. Deus sempre teve um certo plano para sustentar, cuidar, e manter seu trabalho. O trabalho de Deus nunca dependeu do mundo para existir e nem agora depende. O seu plano financeiro sempre foi os dízimos e as ofertas do povo de Deus, (a palavra dízimo significa a décima parte, ou dez por cento). Deus não autorizou seu povo utilizar os métodos do mundo para se sustentar, (como vender ou negociar no mundo, rifa). Uma igreja não é uma empresa, nem comerciante. Há uma só maneira de financiar o trabalho de Deus na Bíblia inteira, os dízimos e ofertas do povo de Deus!

O PLANO FINANCEIRO DIVINO

I Coríntios 9:7-18. O Apóstolo Paulo fala do plano financeiro do templo do Velho Testamento nesta passagem. O templo de Deus foi mantido pelos dízimos e ofertas do povo de Deus. Nota as palavras no versículo 14, "Assim ordenou também o Senhor". Paulo disse que Deus manda seu povo sustentar, cuidar, e manter sua igreja da mesma forma que o templo foi mantido no Velho Testamento.

1. Dizimar antes da Lei de Moisés. Gênesis 14:20 e 28:22. Abraão e Jacó deram seus dízimos muitos anos antes da lei de Moisés. Mostra que já foi o mandamento de Deus e que não somente faz parte da lei de Moisés.

2. Dizimar sob a Lei de Moisés. Números 18:24-28, Levítico 27:30. Deus mandou seu povo dar o dízimo sob a lei de Moisés. Então, continuou sendo a maneira certa para sustentar e manter o trabalho dele. Nota II Crônicas 31:5-12, e Neemias 10:37-38. Deus chamou aquele que não dizimou ladrão em Malaquias 3:8-10. Porque? Porque estava roubando Deus. Ainda é a verdade. O dízimo é do Senhor!

3. Dizimar no Novo Testamento. Mateus 23:23, I Coríntios 9:13-14, I Coríntios 16:2, Hebreus 7:1-8.

Jesus Cristo disse (Mateus 23:23) aos Fariseus, "Deveis, porém, fazer estas coisas, e não omitir aquelas". Jesus disse aqui que os Fariseus deveriam dar os dízimos. Quando Ele diz que devemos dizimar, não vou discutir com Ele.

O Apóstolo Paulo disse (I Coríntios 9:14), "Assim ordenou também o Senhor". Deus ordenou o que nesta passagem? Sustentar os que pregam o Evangelho e manter o trabalho de Deus da mesma forma do Velho Testamento. Como foi no Velho Testamento? Pelos dízimos e ofertas do povo de Deus.

O Apóstolo Paulo disse (I Coríntios 16:2), "Conforme a sua prosperidade". Dar segundo a sua prosperidade tem que ser o dízimo (dez por cento).

Hebreus 7:8 diz, "Ali, porém, aquele de quem se testifica que vive". Abraão no Velho Testamento pagou seus dízimos ao sacerdócio de Melquisedeque. Jesus Cristo é o cumprimento do sacerdócio dele. Como Abraão deu seus dízimos ao sacerdote Melquisedeque, agora o povo de Deus dá seus dízimos ao nosso Sumo Sacerdote, Jesus Cristo.

Por isto, sabemos que ainda é o Plano de Deus para financiar seu trabalho. Este é o único plano de Deus na Bíblia para sustentar, cuidar, e manter sua obra. Não estamos interessados nos planos humanos.

A MANEIRA CERTA DE DIZIMAR

1. Onde? Devemos dar nossos dízimos e ofertas aonde? "Trazei todos os dízimos à casa do tesouro", (Malaquias 3:10). A casa do tesouro no Velho Testamento foi o templo, no Novo Testamento é a igreja do Senhor Jesus Cristo. A igreja verdadeira do Senhor Jesus Cristo é autorizada para fazer seu trabalho agora neste mundo. Devemos dar nossos dízimos e ofertas à igreja onde somos membros. Nenhum crente tem direito para dar seus dízimos e ofertas para quem quiser, nem usá-los na maneira que acha certa. O dízimo é do Senhor! Devemos dá-los a nossa igreja e a igreja toda decide o que fará com eles conforme à Palavra de Deus.

2. Porque? Porque devemos dizimar? "Para que haja mantimento na minha casa", (Malaquias 3:10). Manter, cuidar, e sustentar o trabalho de Deus custa dinheiro! Alguém tem que pagar as despesas da obra de Deus. É a responsabilidade de cada membro da igreja ser fiel nisto. Não devemos deixar os outros pagar as despesas da nossa igreja sozinhos. A pessoa que só fica em casa comendo, dormindo e fazendo nada para ajudar pagar as despesas de casa (que pode trabalhar) é irresponsável, preguiçosa, e desonesta. Muitos crentes estão fazendo isto na igreja! A Palavra de Deus diz também, "Se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, nega a fé, e é pior do que o infiel", (I Timóteo 5:18). É a verdade do crente também que não dá os seus dízimos a sua igreja para cuidar a obra de Deus!

3. Quem? Quem deve dizimar? "Cada um de vós", (I Coríntios 16:2). É a responsabilidade de cada membro da igreja dar os dízimos e ofertas. Não devemos pedir nem esperar o mundo manter nossa igreja! Toda pessoa que ganha dinheiro deve dizimar. Se todo membro da igreja dizimar, a igreja poderia fazer muito mais pelo Senhor!

4. Quando. "O primeiro dia da semana", (I Coríntios 16:2). Não significa que temos que dar todos os domingos se não ganharmos dinheiro todas as semanas. Paulo fala que devemos dizimar com regularidade e fidelidade. Devemos dar o dízimo cada vez que ganhamos dinheiro, não somente quando quisermos. Devemos dar somente a sobra, somente que não queremos nem precisamos? Não! Davi o Rei disse, "Não oferecerei ao Senhor meu Deus holocaustos que me não custem nada", (II Samuel 24:24). Devemos dar a Deus as primeiras coisas primeiro.

CONCLUSÃO

"Deus ama ao dá com alegria, mas não com tristeza nem por necessidade", (II Coríntios 9:7). Jesus Cristo disse, "Mais bem-aventurada coisa é dar do que receber," (Atos 20:35). A habilidade de dar os dízimos e ofertas é pela graça, (II Coríntios 8:7). Como é que é pela graça então? Porque foi Deus que nos deu a saúde, a oportunidade, e a capacidade mental para trabalhar e ganhar dinheiro. Devemos tudo a Ele! Jesus falou, "Se me amardes, guardareis os meus mandamentos. Se alguém me ama, guardará a minha palavra, Quem não me ama não guarda as minhas palavras", (João 14:15, 23-24).