Características: Segurança Eterna dos Salvos

...... A Doutrina

...... da Igreja de Cristo

.

...... Introdução

.

...... A Igreja Verdadeira

...... A Origem da Igreja

...... A Definição de Igreja

...... Batismo no Espírito Santo

...... A Grande Comissão

...... As Ordenanças da Igreja

...... Disciplina na Igreja

...... Governo e Oficiais da Igreja

...... O Plano Financeiro da Igreja

...... A Noiva do Senhor

.

...... Características das Igrejas Batistas:

...... (1) Características: Ceia e Perseguição

...... (2) Características: Cristo Fundador e a Bíblia

...... (3) Características: Ordem Doutrinária e Imersão

...... (4) Características: Membros Iguais e Sustento Pastoral

...... (5) Características: Antiguidade e Sucessão dos Batistas

...... (6) Características: Segurança Eterna dos Salvos

...... (7) Características: O Domingo e não o Sábado

...... (8) Características: A Autoridade da Igreja Local

.

Características Batistas:

"A segurança eterna dos salvos"

Leitura Básica: Romanos 8:28-39

Texto Chave: II Timóteo 1:12 ! "Por cuja causa padece também isso, mas não me envergonho; porque eu sei em quem tenho crido, e estou certo de que é poderoso para guardar o meu depósito até aquele dia."

Introdução

A doutrina de "segurança dos salvos" é doutrina distintivamente batista. È verdade que muitos crentes evangélicos CONCORDAM com os batistas quanto a esta doutrina, mas os defensores HISTÓRICOS tem sido sempre os batistas. A maioria dos cristãos aceita a idéia de que, de alguma maneira, o crente, uma vez salvo, ainda poderá perder a sua salvação se houver uma falha na sua perseverança. Os batistas afirmam que, se for verdade que o crente é capaz de perder sua salvação, logo a salvação será uma mistura de nossos próprios atos de justiça com algum auxílio divino. Em outras palavras, a salvação será efetuada parcialmente por Deus e parcialmente pelo homem! Para os crentes batistas, esta posição doutrinária não pode ficar em pé diante da declaração do apóstolo Paulo no sentido de que, se a salvação "é por graça, já não é pelas obras; de outra maneira, a graça JÁ NÃO É GRAÇA!" (Rom. 11:6). Será uma contradição fazer com que a salvação dependa em parte das nossas obras de justiça, e em parte da graça de Deus! Ou será totalmente pela graça, ou totalmente por meio das nossas obras, mas nunca uma mistura das duas! Seguem razões bíblicas porque cremos na SEGURANÇA ETERNA DOS VERDADEIRAMENTE DSALVOS!

I. O que não é afirmado por esta doutrina

A. Não afirmamos que TODOS OS CRENTES PROFESSOS ESTÃO SEGUROS! Pelo contrário, Heb. 3:14 e I João 2:19 demonstram que há muitos que iniciam a carreira cristã mas não a terminam, e que a nossa perseverança (firmeza) será uma PROVA CERTA DA LEGITIMIDADE DA NOSSA PROFISSÃO DE FÉ EM CRISTO! Somente os crente verdadeiramente salvos é que PERSEVERAM ATÉ O FIM!

B. Não afirmamos que todos que trabalham ou pregam na obra de Cristo estão seguros! Cristo deixa claro que "naquele dia" ficará claro que muitos que até "expulsaram demônios em nome de Cristo" eram realmente DESCONHECIDOS (espiritualmente) POR CRISTO! (Mat. 7:22-23). Ver também II Tim. 3:13 e II Pedro 2:1-3.

C. Não afirmamos que o crente verdadeiro não esta sujeito a fracassar ou mesmo cair na tentação e no pecado. Muitos crentes bíblicos caíram, mas não caíram da graça de Deus! Ver Miq. 7:8 ; Prov. 24:16; Salmos 37:24-25. Abraão, Davi, Moisés, e até o apóstolo Pedro caíram em gravíssimos erros, mas se recuperaram, porque o poder de Deus segura o seu servo genuíno!

II. O crente verdadeiro tem a vida eterna e jamais perecerá (João 3:16 , 5:24 , 10:28)

"Vida eterna" significa vida DEFINITIVA: Se o crente está salvo por somente alguns dias (até fracassar, ou cair) ele jamais teve vida realmente ETERNA, e sim, vida PROVISÓRIA; ou temporária. "Perecer" significa "perder-se", ser condenado para o inferno. Os textos citados acima dizem claramente que o crente NUNCA HÁ DE PERECER!

III. O verdadeiro crente nasceu de Deus e pertence à família dEle (João 1:12-13).

Tendo nascido da família de Deus, o crente goza de um laço filial que não pode ser rompido. Enquanto Deus Pai existe, o crente não pode tornar-se um "órfão"! È só quando um pai morre que seus filhos se tornam órfãos. Já que Deus é eterno, os crentes são eternamente ligados a Deus nessa relação filial! Não existe o DESNASCIMENTO!

IV. O verdadeiro crente está guardado pelo poder de Deus (João 10:27-30; I Pedro 1:3-5)

Não por nosso poder, e sim pelo poder do Todo-Poderoso é que o crente está sendo guardado para sua herança celestial, a qual também está segura, reservada e guardada para ele no céu, pelo poder de Deus ( I Pedro 1:3-5). Todo crente, por fraco que seja, está SEGURO NAS MÃOS DE CRISTO, O FILHO, E DE DEUS, O PAI (João 10:27-30), além de estar sendo guardado pelo Espírito Santo! Assim o crente goza de uma segurança assegurada por todas as três Pessoas da Trindade!

Pontos para pensar:

1. Como a doutrina da segurança prova a salvação pela graça somente?

2. Esta doutrina prova que todos que trabalham na obra de Cristo estão seguros?
3. O que significa a frase "nunca perecerá"?

4. Como é que o novo nascimento prova esta doutrina?

5. A segurança do crente depende de quem?

Leitura Básica: o mesmo da anterior

Texto Chave: o mesmo da anterior

V. O verdadeiro crente está escondido com Cristo em Deus (Col. 3:3-4)

Para satanás tocar em qualquer filho de Deus, será necessário dominar o próprio Deus, Pai, e depois Jesus Cristo! A segurança do dinheiro depositado num cofre dependerá da resistência do cofre; a segurança do crente depende daquele que EM QUEM ELE SE ENCONTRA ENCONDIDO! Por isso Cristo afirma, "ninguém arrebatará (arrancará) as minhas ovelhas da minha mão"! (João 10:27-30). O apóstolo Paulo afirma a segurança daquilo que Ele tinha entregue, em depósito, para as mãos de Cristo ( IITim. 1:12). A segurança do depósito não depende da força do depositante, e sim, daquele com quem foi depositado!

VI. O verdadeiro crente não está condenado (João 3:18 , 5:24 ; Rom. 8:1)

Desde o instante em que a pessoa crê em Cristo como Salvador e Senhor pessoal, ele "passa da morte para a vida" e não está mais julgado ou condenado por seus pecados. A razão disso é que CRISTO FOI JULGADO E CASTIGADO NO SEU LUGAR, NO CALVÁRIO! Como os pecados de crente foram lá complemente pagos, o crente está livre, e "AGOIRA nenhuma condenação há para aqueles que estão em Cristo Jesus" (Rom. 8:1). O crente NUNCA MAIS SERÁ JULGADO por seus pecados (João 5:24). Deus NÃO COBRARÁ DUAS VEZES A MESMA CONTA! È certo que o crente será JULGADO diante do tribunal de Cristo (II Cor. 5:10) para determinar seus galardões no reino celestial, mas isso em nada influi na sua posição DE JUSTO E SALVO DIANTE DO TRONO DE DEUS! Mesmo um crente que não trabalhou de acordo com as instruções das escrituras "será salvo, embora COMO PELO FOGO" (I Cor. 3:15). De certo o crente não deverá desejar entrar ASSIM no céu, sem galardão nenhum, mas este vers. pelo menos nos declara a absoluta segurança daquele que realmente creu em Cristo como Salvador! Demonstra, também, que a salvação é da pura graça de Deus, nada tendo a ver com nossos galardões ou as recompensas que serão nossas por FIEL SERVIÇO A DEUS DEPOIS DE CONVERTIDOS!

VII. O verdadeiro crente está selado pelo Espírito Santo (Ef. 1:13 , 4:30 ; II Cor. 1:21-22)

Os versículos acima citados provam que o crente está selado (carimbado) até o dia da RESSIRREIÇÃO DO SEU CORPO, sendo assim a propriedade exclusiva do Senhor! Nenhuma força do universo será capaz de impedir que o crente, assim "selado", chegue ao destino marcado para ele por Deus!

VIII. O verdadeiro crente não pode ser separado do amor de Deus (Rom. 8:35-39)

O apóstolo Paulo faz uma pergunta retórica: "Quem separará do amor de Cristo?" Ele prossegue, fazendo uma lista de possíveis circunstâncias e pessoas que procurariam a nos arrancar desse amor, e demonstrar cabalmente que nada em TODO O UNIVERSO, do passado, do presente, ou do futuro, poderá efetuar tal separação! Nem o próprio crente poderá faze-lo, pois se afirma, "nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus!" (v. 39).

IX. O verdadeiro crente está sendo defendido no céu por Cristo, nosso Advogado (Rom. 8:33-34 ; I João 2:1 ; Heb. 7:24-25)

Cristo é nosso constante "intercessor" no céu, protegendo-nos das acusações contra nós promovidas por satanás. Ele nos defende, não na base da nossa própria justiça, e sim, na base do seu próprio sangue, derramado no Calvário por nosso pecados! (I João 2:1-2). É esta intercessão que nos SEGURA aqui na terra! Veja como Cristo "rogou" por Pedro para que "sua fé não desfalecesse" (Lc. 23:32). Através dessa intercessão é que Cristo COMPLETARÁ A NOISSA SALVAÇÃO (Heb. 7:25). Ele não faz NADA PELA METADE!

Pontos para pensar:

1. Como prova Col. 3:3-4 a doutrina da segurança?

2. Porque o crente não corre o risco de ser condenado?

3. O que significa ser "selado"?

4. Porque o próprio crente não consegue separar-se do amor de Deus?

5. Como a intercessão de Cristo garante a nossa segurança?